BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

12 de mai. de 2009

[9° ano]Da Bipolaridade a Nova Ordem Mundial

Atividade Avaliativa de Geografia – I Unidade
Tema: Da bipolaridade a nova ordem mundial

Instruções:
Ø Discuta as questões com a dupla em voz baixa, sem atrapalhar o colega a lado.
Ø Direcione sua atenção apenas para a atividade.
Ø Abra uma pagina do Word e coloque as respostas lá.
Ø Salve o arquivo com o nome da dupla logo no momento em que abrir o Word.
Ø Para evitar perda da atividade em uma eventual queda do sistema, salve o arquivo a cada pergunta respondida.
Ø Ao fim da atividade, copie suas respostas do Word e cole-ás na caixa de postagem de comentário do post da atividade. Não esqueça de por o nome da dupla.
Ø Leia somente os sites indicados pelo professor.
Ø O aluno que não cumprir com as instruções sofrerá penalidades.



1. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria, como ele pode ser caracterizado? Explique.


2. Explique qual o papel da mídia durante a Guerra Fria no contexto de cada economia e como cada país era retratado, através dos meios de comunicação, pelo seu adversário.


3. De acordo com a discussão feita em sala, explique que fatores levaram ao arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.


4. "Eu não sei com que armas se lutará a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta será com paus e pedras" Albert Einstein. Explique essa frase no contexto da Guerra Fria.


5. Quais benefícios a Guerra Fria trouxe para a humanidade no campo tecnológico e cientifico?


6. Explique como era o “padrão” de poder na Guerra Fria, e como uma potência é identificada hoje?


Leia o texto do seguinte link e responda as questões 7, 8 e 9:
http://raffageo.blogspot.com/2009/04/60-anos-da-otan-e-os-desafios-do-seculo.html

7. Com qual objetivo foi criada a OTAN e qual a reação da União Soviética a esse fato?


8. Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.


9. De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.


10. A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.


11. Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?

12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?


Analise as fotos abaixo do filme Adeus Lenin e responda:

13. Quem foi Lenin e qual o seu papel na revolução Russa?
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/link1.htm


14. Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
(explique cada foto separadamente)
Foto 1
Foto 2


15. Analise as medidas tomadas por Lenin na implantação do socialismo na URSS . Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/link1.htm


Sucesso!


Sites para pesquisa:

52 comentários:

Anônimo disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Data:12/03/2010
Alunos: Herick Fernandes/Letícia Oliveira
Atividade
1- A guerra fria foi um conflito teórico que ocorreu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética. Tendo como características: conflitos militares para as áreas periféricas do mundo.

2- A mídia foi uma forma de cada governo criticar o outro, usando-a para ter uma certa vantagem sobre o outro governo, dessa forma o capitalismo dizia que o socialismo era ruim, por que eles não podiam ter “liberdade” de comprar a que queria. E o socialismo auto-defendia criticando o capitalismo como sendo países onde a concentração de renda era grande, a desigualdade era maior, e todos aqueles produtos que eles consumiam iriam fazer mal a eles.


3- Os fatores que levaram a União Soviética a o arruinamento da economia, foram: os altos investimento em armamentos, fez com que não sobrasse dinheiro para investir em outras coisas no governo tendo assim o seu fim.

4- A frase de Albert Enisten diz que para a terceira Guerra mundial não haverá mais armas, pois na segunda o conflito foi tão grande que estas foram muito requisitadas tendo assim faltas destas.

5- As criações de bombas nucleares, para melhor comunicar os guardas criaram a internet para que a comunicação fosse mais rápida e pratica a longa distancia.

6- Na guerra fria a potencia era o Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Sociais Soviéticas. Eram considerados SUPERPOTENCIAS pois tinham uma grande quantidade de armamentos nucleares.

7- Em 1949, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada por 12 nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética. Neste sábado, exatos 60 anos depois, a aliança militar realiza cúpula para discutir como enfrentar as novas ameaças internacionais, sem rosto ou fronteira definida.

8- Países criadores: Canadá, Estados Unidos, Islândia, Noruega, Reino Unido, Dinamarca, França, Portugal, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda.

Anônimo disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Data: 12-03-2010
Alunas: Bruna Ribeiro e Lara Barreto

Atividade avaliativa

1- As características da guerra fria foram: confrontos ideológicos entre os Estados Unidos e a União Soviética ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares.

2- A mídia, tal como a conhecemos hoje, é um fenômeno surgido na segunda metade do Século XX, após a Guerra Fria, e impulsionada pela aceleração do processo de globalização da economia. Cada governo criticava o outro e se alto defendia, a mídia valorizava mais o pais capitalista do que o pais socialista, mostrando mais coisas boas do capitalismo: as boas rendas, que tinha liberdade de expressão e com isso achavam que tinha mais possibilidade de enriquecer e o socialismo só falava dos pontos negativos: não tinha liberdade de expressão, desigualdade era enorme e entre outros pontos. A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos tentavam influenciar outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado.

3- Nas economias, por que o governo não queria mais “sustentar” os interesses do pais socialista, eles só queriam “sustentar” o pais capitalista e com isso ocorrendo a queda do murro de Berlim e o capitalismo tomando posse de tudo.

4- Pois eles acham que na terceira guerra não haverá mais guerra com armas, porque foram muito utilizadas na segunda e como na terceira já num vai mais ter imagine na quarta que só será de pedras, paus e coisas do tipo.

5- A internet, o computador, os materiais de medicina, as bombas atômicas que hoje podem ser utilizadas se houver alguma guerra.

6- Na guerra fria a potencia era os armamentos, a internet, o computador e etc. E hoje como exemplo o Japão, que teve evoluções no comercio em relação a eletrodomésticos.



7- O OTAN foi criada por 12 nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética. A União Soviética criou o pacto de Varsóvia para poder ganhar um objetivo de fazer uma aliança militar com os países socialistas.

Anônimo disse...

ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA
Amanda Aguiar e Bárbara Andrade

1° Pergunta:
- A Guerra Fria pode ser caracterizada como um confronto entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Soviéticas Socialistas, com o objetivo de fazer prevalecer suas ideologias, conquistando um lugar privilegiado entre todos os países, muitas vezes através de conflitos armamentistas, como o caso da 1° Guerra Mundial.

2° Pergunta:
- Durante a Guerra Fria foi criada pelo governo de cada país socialista uma televisão estatal, que teve o papel de denegrir a imagem dos seus países adversários; controlada pelo governo, essas televisões mostravam como eram os países capitalistas, diziam que eram países excludentes, onde existia uma grande concentração de renda, pessoas na desigualdade, e assim a mídia foi ganhando espaço e se tornou a ferramenta para divulgar os seus interesses.
Já os Estados Unidos não tinham a mídia controlada pelo governo, então passaram a desfrutar dessa ferramenta tornando-a uma forma de proteger e impor a sua política capitalista.

3° Pergunta:
- A URSS durante a Guerra Fria foi criando espaços nucleares para o fabrico de bombas atômicas, nessa Guerra onde cada potência queria mostrar o seu poderio e comandar a disputa que se formara, os EUA acabou que por ter mais condições econômicas, e diante de tantos investimentos conseguiu quitar as suas dívidas. Já a URSS fracassou tentando construir mais armas nucleares que os EUA, e quando se viu derrotada, para poupar o seu país de uma guerra desigual, estendeu bandeira branca.
4° Pergunta:
- Na explicação dessa frase, existem basicamente dois contextos. O primeiro pode ser a questão da escassez dos recursos naturais, onde não vai ser possível ser usados para desenvolver novas armas, pois dependem unicamente da natureza. Então a solução vai ser pegar paus e pedras encontrados pelo caminho. (risos)
- Há também a possibilidade de que sucedendo uma 3° Guerra Mundial, talvez os países não estarão preparados economicamente para a criação e o desenvolvimento de novas e melhores armas atômicas, restando apenas os paus e pedras que poderão encontrar pelo caminho. (risos)

5° Pergunta:
- Foi a Guerra fria que impulsionou a criação e realização de pesquisas científicas para a qualificação de armas, gerando então um grande avanço de técnicas da ciência.

6° Pergunta:
- O padrão de poder na Guerra Fria era de quem tinha um poderio bélico e um grande avanço militar como EUA e URSS. Hoje em dia o padrão de poder está relacionado com o nível econômico de cada país e os EUA dominam por ser a maior potência mundial.

7° Pergunta:
- A OTAN tinha como objetivo bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética.

Maiko e Beatriz Fagundes disse...

1 - Foi um confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética, sem conflitos militares diretos. Que visava à valorização sistema econômico de cada nação.
2 - Cada nação defendia a seu tipo de governo e criticava o adversário. Com a televisão esses países adversários poderam expandir suas idéias conquistando mais seguidores.
3 – O comunismo já não estava popular como antes e começaram as rebeliões populares, a partir daí o capitalismo começou a ser implantado aos poucos até ser o sistema econômico predominante, existindo poucos países comunistas. Consequentemente a União Soviética arruinou-se.
4 – Ele quis dizer que as maiores potencias mundiais ( EUA e URSS ) que participavam do conflito da guerra fria estavam tão armados e poderosos que poderiam destruir o mundo. Não sobraria nada apara a 4ª Guerra Mundial.
5 - Durante a guerra fria, novas tecnologias foram criadas para fins militares e hoje podem ser usufruídas pela humanidade, como o computador, a internet, a televisão, os satélites, etc. e outras tecnologias que não são tão usadas pela humanidade, mas são de extrema importância no ramo cientifico.
6 - Na guerra Fria eram o conhecimento e as tecnologias que faziam de um país uma potencia mundial, hoje não basta só isso, mas também uma boa economia e influencias sobre outros países são necessários , assim como os Estados Unidos, Japão e China são hoje.
7 - A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada por 12 nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética.
8 - O terrorismo: como potencia mundial, os Estados Unidos possui muitos aliados e inimigos; e, portanto sofre muitas ameaças. A proliferação nuclear: os armamentos nucleares podem ser voltados a eles por países inimigos, por isso eles proíbem a fabricação desses armamentos por outros países. A pirataria: a pirataria enfraquece o comercio e por isso sua economia.
9 - Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Bélgica e Noruega são uns dos membros fundadores de OTAN. Rússia, Finlândia e Suíças se tornaram aliados aos fundadores após a Guerra Fria.

10 – O simbolismo presente na imagem mostra que os Estados Unidos tem poder sobre tudo, até sobre a lua. A outra intenção existente na imagem é impor superioridade e poder sobre a União Soviética.

Bernardo Reis e José Victor Almeida disse...

Avaliação

1-A guerra fria foi um conflito teórico que ocorreu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética esse conflito começou quando as duas potências tentaram influenciar outros países acerca de seus sistemas políticos, econômicos e militares. Enquanto o Estados Unidos tentava influenciar com o sistema capitalista, o URSS tentava influenciar com o seu sistema socialista.
2-A mídia de cada país mostra para seus telespectadores que o sistema econômico e político de seus adversários é inferior a deles tentando sempre degenerar o sistema do outro.
3-Graças a seus investimentos em massa em armas o país começou a ficar sem verba para investir em outras coisas como educação, transportes e saneamento básico. Começou a “falir” e pediu um tratado de paz.
4-Com essa frase Albert Einstein quis dizer que se houvesse uma 3ª guerra mundial os países se destruiriam e não haveria armas para uma 4ª guerra mundial.
5-Criaram armas de mais precisão e potencia mísseis de longo alcance e boa de precisão, pois investiram muito dinheiro em armas
6-Na época da guerra fria as potências eram medidas pelo poder das armas nucleares, e hoje em dia e medida com o índice de desenvolvimento humano e capital acumulado.
7-Em 1949, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada por 12 nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética.
8-Irã,Coréia do Norte, Afeganistão,Islam.

JADER DUTRA disse...

Avaliação:

1-Pode ser caracterizado como a tentativa de implantar seus sistemas políticos econômicos e militares. A intenção da União Sovietica era implantar o socialismo para que a igualdade pudesse expandir-se, enquanto o Estados Unidos tentavam influenciar outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e economia do mercado.
2-A mídia socialista pregava que no lado socialista ninguém tinha direito a nada todos eram subordinados e o lado capitalista pregava que no lado socialista pregava que o lado socialista a desigualdade era muito grande tinha muitos ricos, porem muitos pobres o que causava uma desigualdade exorbitante.
4-Essa frase quer dizer que a Guerra Fria não ouveram conflitos mas na próxima haverá, lutaram com pau e pedra.
6-A Guerra Fria foi a disputa entre sistemas políticos que queriam dominar o mundo. Uma potencia hoje é caracterizada por ser forte milirtamente e ser autosuficiente.
7-Foi criado com o objetivo de bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética.

JADER DUTRA

Anônimo disse...

1- A Guera Fria foi um disputa entre os Estados Unidos e União Soviética. Onde eles queriam influenciar outros países sobre seus sistemas políticos, econômicos e militares. A União Soviética ela implantava o socialismo, enquanto os Estados Unidos implantava o capitalismo.

2- Os países socialistas propagavam e exibiam a prostituição, a pornografia, o narcotráfico, o desemprego e a corrupção como sintomas típicos da decadência da sociedade capitalista. Enquanto os países capitalistas exibiam propagandas que mostrava misérias e outras coisas sobre os países socialistas.

3- Os investimentos feitos em armas nucleares e pesquisas, que no fim disso tudo não obtveram muito sucesso e acabou com arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.

4- Que naquela época o investimento em aramas nucleares e pesquisas foram muito grandes e se houvesse uma 3ª Guerra Mundial eles “Auto se Destruiriam”, por isso na 4° Guerra Mundial eles usariam paus e pedras, pois não teriam mais armas potentes.

5- Vários, a evolução de novas máquinas com maior eficiência, desenvolvimento de novos computadores potentes, robôs entres outros. Já no campo cientifico desenvolveram novos remédios, pesquisas voltadas á ciência e um grande melhoramento na medicina entre outros.

6- Que na Guerra Fria as 2 super potências era os Estados Unidos e a união Soviética, pois eram países desenvolvidos e com armas nucleares e eles “controlavam e influenciavam outros países”. Hoje uma potência desenvolvida são os Estados Unidos, Européia, Canadá, pois são países com dinheiro e outros setores muito bons.

Pedro Fernandes & Letícia Neres disse...

1-Foi um conflito que aconteceu entre os EUA , esse conflito iniciou-se quando duas potências começaram a tentar influenciar outros países com seus sistemas políticos , econômicos e militares. A união soviética buscava implantar o socialismo em outros países , enquanto o EUA tentava influenciar o capitalismo em outros países.
2-Que a mídia mostrava na guerra fria o governo que era mas exigente de certa forma , e nos EUA a discussão era socialista.
3-
4- Como podemos notar o países está muito mas violento que antigamente e com isso as guerras conseqüentemente serão mas violentas , com foco em mas mortes , e isso explica a também explica a mortalidade de hoje comparada com a de antigamente , que está bem ma evoluída.
5-A partir das pequenas evoluções da guerra fria , poderão ter um grande benefícios , pois foi com esses pequenos avanços que criou a tecnologia , pouca avançada , mas foi só o início , porque com o passar do tempo foram conquistados mas recursos tecnológicos , e com muito mas avanços.
6- A guerra fria tem presente nas mãos o poder do capitalismo e o poder do socialismo, e com isso ela criou a rivalidade de vários países, como por exemplo o EUA e a Alemanha , graças o poder que tem sobre potencias da união soviética.
7- A OTAN foi criada para inicio ao Pacto da Vasórvia. A OTAM também esteve presente no inicio do pacto união soviética , a Albânia, a Alemanha Oriental, a Bulgária, a Tchecoslováquia, a Romênia, a Polônia e a Hungria. Por isso que ela esteve tão presente na época da União soviética.
8- Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
9-Países fundadores do OTAN : Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha .
10- A imagem fez com que a globalização crescesse de um jeito muito extenso.
11-
12-Trazer inovações para os EUA.
13- Lenin foi um guerreiro que lutou contra a morte de sua mãe , que a partir do momento em que ele criou esse conflito de esconder todas as evoluções ocorrida e que ela não esteve presente ele logo criou um ameaça com a Guerra Fria.

Anônimo disse...

Colégio: Madre Savina Petrilli
Data: 12/03/10
Alunos: Filipe Souza/ Gustavo pereira
1-Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética. Não houve um conflito militar direto entre as duas superpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas.
2- A transmissão instantânea da imagem da imagem a distância combina muito bem com as necessidades de uma sociedade comunista, do lado Ocidental.
E servia também para propagandas de veículos no lado do socialista, os governantes dos dois lados apreciavam muito a TV. Quando os Soviéticos lançaram Sputnik o primeiro satélite em orbita na terra em 1957, o aparelho só levava a única mensagem “o comunismo será o grande vencedor”.
Dos anos 50 até meados da década de 80, a propaganda soviética dava destaque à miséria existente nos países ocidentais. Apontava a prostituição, a pornografia, o narcotráfico, o desemprego e a corrupção como sintomas típicos da decadência da sociedade capitalista.
3- O arruinamento da união soviética foi a conquista dos Estados Unidos no mundo, o EUA conseguiu conquistar vários países, influenciando o mundo que o capitalismo seria melhor do que o socialismo.
4- Albert Einstein ele quer dizer que na guerra as maiores potenciam Estados Unidos e União soviética estava com um armamento muito forte que poderia acabar com o mundo. Então na quarta guerras o armamento já tinha acabado que iria sobrar pau e pedra para guerra no futuro.
5- A tecnologia foi muito importante no aprimoramento cientifico eles criaram
A TV, a bomba, e conseguiu levar o homem a lua. A ajudou muito no aprimoramento do estudo da Humanidade.

Andrêssa e Maylla disse...

Alunas: Andrêssa Barreto e Maylla Ribeiro
Serie: 9º ano B

Respostas ;D
1º- Guerra fria foi um confronto entre os EUA e a União Soviética. Não ocorreu conflito militar direto, entre as duas superpotências, mais ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas.

10º- Além de ser um grande feito para a humanidade, foi um grande feito para o EUA já que ele disputava frente a frente com a União Soviética, hoje depois de o homem ter ido a lua pela primeira vez, os astrônomos expandiram a loucura de sair da orbita, e descobrir novas coisas para nosso futuro

12º- Ele queria uma “influencia” no oriente e se aliando ao Japão ele conseguiria.

13º- Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder.


14º- Fim do socialismo na Alemanha, e a introdução do capitalismo são bem expressado nas fotos, uma bandeira de um dos maiores “feitos” capitalistas sendo implantado em terras socialistas e o ícone socialista sendo tirado do seu lugar.

15º- Bom para os trabalhadores da época foram tomadas medidas que encaixavam os trabalhadores em um sistema, já que eles eram “inexistentes” na sociedade, As reformas adotadas por Lênin os favoreceram bastante. Eu achei algumas bem interessantes mais não sou a favor de todas.



Andrêssa e Maylla , 9º ano B

Brendow Pitta e Lucas Salgado disse...

1- A Guera Fria foi um disputa entre os Estados Unidos e União Soviética. Onde eles queriam influenciar outros países sobre seus sistemas políticos, econômicos e militares. A União Soviética ela implantava o socialismo, enquanto os Estados Unidos implantava o capitalismo.

2- Os países socialistas propagavam e exibiam a prostituição, a pornografia, o narcotráfico, o desemprego e a corrupção como sintomas típicos da decadência da sociedade capitalista. Enquanto os países capitalistas exibiam propagandas que mostrava misérias e outras coisas sobre os países socialistas.

3- Os investimentos feitos em armas nucleares e pesquisas, que no fim disso tudo não obtveram muito sucesso e acabou com arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.

4- Que naquela época o investimento em aramas nucleares e pesquisas foram muito grandes e se houvesse uma 3ª Guerra Mundial eles “Auto se Destruiriam”, por isso na 4° Guerra Mundial eles usariam paus e pedras, pois não teriam mais armas potentes.

5- Vários, a evolução de novas máquinas com maior eficiência, desenvolvimento de novos computadores potentes, robôs entres outros. Já no campo cientifico desenvolveram novos remédios, pesquisas voltadas á ciência e um grande melhoramento na medicina entre outros.

6- Que na Guerra Fria as 2 super potências era os Estados Unidos e a união Soviética, pois eram países desenvolvidos e com armas nucleares e eles “controlavam e influenciavam outros países”. Hoje uma potência desenvolvida são os Estados Unidos, Européia, Canadá, pois são países com dinheiro e outros setores muito bons.


Brendow Pitta e Lucas Sallghado





http://www.youtube.com/watch?v=3pGoRHCCVwU

Bruno e Thiago disse...

7. Com qual objetivo foi criada a OTAN e qual a reação da União Soviética a esse fato?
R: A OTAN foi criada por 12 países com objetivo de bloquear o avanço do socialismo pelo ocidente e para fazer frente a essa organização, realizaram o Pacto de Varsóvia, em 1955.
8. Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.
R: O terrorismo de grupos islâmicos e antiamericanos afegãos, como a Al Qaeda. Desde 11 de setembro de 2001, os EUA buscam apoio europeu na sua guerra contra o terrorismo islâmico. E também há o programa nuclear iraniano, controverso aos planos de suposta extinção de armas nucleares do mundo. E por isso o considera uma ameaça.
9. De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.
R: Fundadores: França, Itália, Reino Unido, Holanda, Portugal, Bélgica
Antigos Rivais: Belarus, Rússia, Ucrânia.
10. A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.
R: A divulgação e propaganda do capitalismo e do EUA, quase sendo uma mensagem dizendo que a URSS estava perdida que eles eram os melhores. Realmente, Houve uma cessada na disputa espacial.E esta propaganda se estendeu aos produtos americanos, que começaram a serem comprados por todo o mundo.
11. Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?
R: Os EUA apoiaram a ditadura nestes países para de certa forma impedir o avanço do socialismo por estes países.
12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
R: A proximidade do Japão com a Rússia, coréia do norte e china. Fazer do Japão um pais capitalista serve de exemplo para eles.

Bruno e Thiago disse...

Alunos: Bruno Lima Poliselli/Thiago Santos


1. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria, como ele pode ser caracterizado? Explique.
R: O período da guerra fria é caracterizado por ameaças constantes de uma guerra nuclear. Os EUA e a União Soviética apoiavam conflitos armados e guerras, como a da Coréia e a do Vietnã. Além desses dois países nunca terem se confrontado cara a cara, armados, apoiavam ditaduras, guerras, e disputavam tecnologia.
2. Explique qual o papel da mídia durante a Guerra Fria no contexto de cada economia e como cada país era retratado, através dos meios de comunicação, pelo seu adversário.
R: A mídia serviu para influenciar as pessoas. O socialismo e o capitalismo eram divulgados e através deste era mais fácil inserir as pessoas na sociedade do sistema econômico e de ter maior aceitação do partido tanto socialista quanto capitalista. E a mídia também denegria a imagem do partido adversário.
3. De acordo com a discussão feita em sala, explique que fatores levaram ao arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.
R: A ruína do socialismo soviético foi estatização dos meios de produção e a responsabilidade de investir em infra-estrutura. O governo investiu na indústria bélica e esqueceu da infra-estrutura, e com isso o partido foi ganhando de livra espontânea pressão a impopularidade do povo.Já no sistema capitalista, investimento é privado, permitindo assim o maior investimento do governo em tecnologia, não alterando em nada na opinião do povo.
4. "Eu não sei com que armas se lutará a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta será com paus e pedras" Albert Einstein. Explique essa frase no contexto da Guerra Fria.
R: Ele quis expressar o poder de destruição da raça humana.Com a guerra fria, os países desenvolveram maior tecnologia nuclear possuindo assim poder de destruição em massa.Quando estiver tudo acabado, ou seja, tudo ferrado, não teremos mais com o que lutar.Se existir uma arvore para pegar pau, bom, mas se não tiver, vai ter que ser na pedra.
5. Quais benefícios a Guerra Fria trouxe para a humanidade no campo tecnológico e cientifico?
R: Graças a disputa entre os países, eles tentavam desenvolver uma tecnologia superior ao outro, avançando todos os países tecnologicamente falando muito rápido.E as descobertas, grandes descobertas desta época nos ajudam até hoje a avançar muito rapidamente no campo tecnológico.
6. Explique como era o “padrão” de poder na Guerra Fria, e como uma potência é identificada hoje?
R: Era medido pelo poderio militar e a grandeza de sua economia. Hoje, uma potência é identificada através da influência de sua economia e a situação social do país, obtida pelo através do IDH.

Barbara Thaiane e Kelley disse...

1. A Guerra Fria representou um confronto indireto entre EUA e A URSS com propósito de desenvolver equipamentos nucleares altamente equipados onde um dos maiores confrontos foi entre o Socialismo e o Capitalismo . Os EUA sendo um país capitalista e a URSS sendo um país Socialista aumenta o confronto ainda mais entre eles, gerando várias revoltas e dentro da Guerra Fria gerando outras guerras .

2.Com a mídia o confronto se tornou maior ainda pelo fato da mídia retratar os pontos negativos do lado oposto . E serviu de influencia para muitas pessoas pelo fato de muitos acreditarem o que a mídia retratava por isso a maioria das vezes o lado adversário sempre pensavam que se eles se aliassem nunca daria certo. O lado capitalista pensava que o socialismo era pouco desenvolvido , não tinha muita tecnologia, já o socialismo via o capitalismo como uma sociedade que queria mandar em tudo, e ser dono de tudo .

3.
Um dos principais fatores foi a queda do muro de Berlim, a reunificação da Alemanha tornando – se um país capitalista .

4.Com essa frase ele quis explicar que as pessoas vão acabar com o mundo, pelo fato de tantas guerras acontecendo, e na quarta Guerra Mundial só restara “ pedras e paus “ pelo conflito ser tão grande e gerar tudo isso .

5.Como no período da Guerra Fria aconteceu a grande disputa pelo armamento foi descoberta muitas técnicas e aconteceu grande desenvolvimento tecnológico .

6.O poder na Guerra Fria era militar. E a potência é identificada hoje a maioria é Democrática.

7.Ela foi criada para bloquear o bloco comunista que foi liderado pela URSS. E a União Soviética se revoltou.

14.Foto 1 – Na imagem 1 mostra a marca do capitalismo que é a coca – cola sendo implantada no lado socialista da Alemanha.
Foto 2 – Mostra o grande acontecimento que foi a retirada da estatua de Lenin do lado socialista mudando completamente a Alemanha para um país capitalista.

Calina Barbosa e Dandara disse...

7. Com qual objetivo foi criada a OTAN e qual a reação da União Soviética a esse fato?

R: A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada por 12 nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética que criou a corrida armamentista para fazer frente à OTAN, surgindo, em 1955, o Pacto de Varsóvia

8. Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.

R: Ainda no ano de 1949, iniciam-se conflitos na Coréia que ameaçou dar início a uma nova guerra armada. Este conflito foi originado a partir dos conflitos idealistas e políticos entre os coreanos capitalistas e socialistas. Com a possibilidade de eclodir uma nova guerra armada e pesada, foi estabelecido, em 27 de julho de 1953, um acordo de paz entre os países, o que posteriormente provocaria o restabelecimento da paz entre Estados Unidos e União Soviética. Esta aproximação marca um período de rara agressividade e de desarmamentos nucleares que oficialmente se firmou em 1987.O Irã também representando uma grande ameaça.


9. De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.

R: Inglaterra, Portugal, França, Italia, Belgica e Holanda. Ficaram aliados; Ucrânia, Rússia e Polônia.

10. A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.

Essa imagem simbolizou o fim da Corrida Espacial e ajudou na divulgação dos EUA.

Carolina Barbosa e Dandaa Lima. disse...

Alunos: Dandara Santos Lima e Carolina Barbosa de Almeida
1. O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria, como ele pode ser caracterizado? Explique.

R: Este período pode ser caracterizado como o momento em que duas super potências que faziam parte do mesmo grupo durante a segunda guerra mundial (aliados) se tornaram antagônica após o fim da guerra.Os EUA e os URSS nunca realizaram um combate físico diretamente entre eles.Mas disputavam ideologias, armas nucleares e tecnologia,muitas vezes aplicadas em pesquisas espaciais e se envolveram indiretamente em vários outros conflitos como; a Guerra do Vietnã(1958-1975)a Guerra da Coréia (1950-1953)e o A Período da Ditadura Militar em toda a America do Sul .

2. Explique qual o papel da mídia durante a Guerra Fria no contexto de cada economia e como cada país era retratado, através dos meios de comunicação, pelo seu adversário.
R: A mídia foi utilizada como meio de denegrir a imagens dos outros componentes da guerra, com os EUA que retratavam os outros países socialistas como uma ameaça para o capitalismo.
3. De acordo com a discussão feita em sala, explique que fatores levaram ao arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.

R: A união soviética deixou de investir na infra estrutura dos pais para investir em armas nucleares para serem utilizadas na guerra. Contribuindo com o arruinamento da sua própria economia.

4. "Eu não sei com que armas se lutará a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta será com paus e pedras" Albert Einstein. Explique essa frase no contexto da Guerra Fria.

R: Uma das principais características da guerra fria se manifestou na corrida armamentista. Estados Unidos e União Soviética passaram a desenvolver armas cada vez mais sofisticadas e de maior capacidade de destruição, sendo ela tão intensa que quando acabássemo de destruir tudo só haveria realmente pedras.

5. Quais benefícios a Guerra Fria trouxe para a humanidade no campo tecnológico e cientifico?

R:Como conseqüência desta grande disputa proporcionada pela guerra, houveram grandes avanços tecnológicos , novos meios de comunicação que na guerra eram utilizados para propagar e denegrir a imagem dos componentes, o avanço do Espaço Sideral, entres outros .

6. Explique como era o “padrão” de poder na Guerra Fria, e como uma potência é identificada hoje?

R: Antigamente usavam para medir o pode econômico e militar hoje utilizando a economia, a situação social do país.

rafael e ananda 2 disse...

7 ) Com qual objetivo foi criada a OTAN e qual a reação da União Soviética a esse fato?
R: Foi criada como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética.
8 ) Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.
R: o terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.
9 ) De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.
R: Fundadores: Reino Unido França Itália Portugal Alemanha e Noruega. Aliados: Ucrânia Suécia e Noruega.
10 ) Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.
R: Essa imagem quer dizer que os E.U.A conseguiram antes de todos chegar a lua por isso a focalização na bandeira americana.
11 ) Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?
R: Como os E.U.A não queriam perder os países que mantinham o regime capitalistas ajudou para que ocorresse as ditaduras nesses países da América Latina.
12 ) Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
R: Era ter um país no oriente com o regime capitalista para servir como exemplo para os outros países que ainda não tinham esse regime que era minoria no oriente.
13 ) Quem foi Lenin e qual o seu papel na revolução Russa?
R: Ele foi o líder da revolução russa e instaurou um regime provisório para dirigir o país.
14 ) Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
R: Foto 1: Mostrou que logo que o muro de Berlin foi destruído começaram a chegar as propagandas do lado socialista da Alemanha que antes só teria produtos daquele lugar.
Foto 2: Mostrou realmente e Lênin que seu regime socialista havia acabado com a imagem do fundador sendo levada de helicóptero
15 ) Analise as medidas tomadas por Lenin na implantação do socialismo na URSS . Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
R: O governo revolucionário, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinado a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi-la no caminho do socialismo. EU não concordo, pois um grupo de pessoas não pode decidir qual regime um país irá seguir, eu acho que deveria ser feito tudo em consenso.

rafael e ananda disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Alunos: Rafael Amaral da Silva e Ananda Costa Santos
Data: 12/03/2010


1 ) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria, como ele pode ser caracterizado? Explique.
R: A guerra fria foi um conflito teórico que ocorreu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a União Soviética.
2 ) Explique qual o papel da mídia durante a Guerra Fria no contexto de cada economia e como cada país era retratado, através dos meios de comunicação, pelo seu adversário.
R: Cada país tratava a outra economia como uma economia ruim “que não prestava” para fazer com que as pessoas escolhessem a sua economia como a melhor
3 ) De acordo com a discussão feita em sala, explique que fatores levaram ao arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.
R: Como a URSS Só prestava a sua atenção a guerra armamentista e espacial a sua população ficou pobre e sem recursos pra se manter o que fez com que a população se revoltasse e começassem à não acreditar tanto no regime socialista fazendo com que a URSS ficassem em péssimas condições e enfraquecessem .
4 ) "Eu não sei com que armas se lutará a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta será com paus e pedras" Albert Einstein. Explique essa frase no contexto da Guerra Fria.
R: Que se ocorresse realmente uma terceira guerra mundial as armas que os países disponibilizavam naquela época poderia matar todos os seres viventes da terra. Já que eles investiram muitos em armas já tinham tecnologia suficiente para conseguir acabar com tudo.
5 ) Quais benefícios a Guerra Fria trouxe para a humanidade no campo tecnológico e cientifico?
R: Como cada país queria estar a frente do outro para provar que podia mais do que o outro muitos tivemos nessa época muitos avanços tecnológicos, muitas descobertas e muitas conquistas como a chegada do homem a lua.
6 ) Explique como era o “padrão” de poder na Guerra Fria, e como uma potência é identificada hoje?
R: Pois antigamente era considerado uma potencia quem tivesse uma maior tecnologia espacial e uma maior tecnologia armamentista e hoje em dia e considerado uma potência um País que tem uma maior economia

Eduardo Araújo, Gabriela Adams disse...

Avaliação de geografia

Alunos: Eduardo Araújo e Gabriela Adams.
Serie: 9° ano A.

Respostas:
1)Foi um período de muita tensão em que a ordem mundial se tornou bipolar, ou seja, o mundo ficou dividido em dois pólos, sendo que um queria implantar o capitalismo ( Estados Unidos) e o outro o socialismo (URSS).

2) A mídia foi fundamental nesse período, pois era a partir dela que as duas grandes potencias propagavam suas qualidades e malefícios do outro, querendo falar que o seu tipo de governo era melhor e que deveria ser seguido.

3) Eles investiram pesadamente nas corridas armamentista e espacial acabando por esquecer das outras áreas de economia. Passando a só gastar o dinheiro do estado na guerra fria e deixando de investir em áreas tecnológicas, civis, educacionais etc.

4) Essa frase quer dizer que ao enfrentando uma terceira guerra mundial, seria o fim do mundo pois a grande quantidade de armas que existem seriam capazes de destruir o mundo. A quarta guerra mundial seria a paus e pedras pois na terceira o mundo estaria devastado, juntamente com os recursos bélicos.


5) Como conseqüência da disputa das duas grandes potencias houve a criação da internet, do computador para fins militares; houveram grandes descobertas no poderio bélico; alem do grande avanço na área espacial.

6) Antes era rotulado como grande potencia aquele pais que detinha de um amplo poder bélico. E hoje em dia é classificado a partir de fatores econômicos como por exemplo: qualificação de mão-de-obra, quantidade de capitais disponíveis, tecnologia, parques industrias e o nível de competitividade no mercado.

7) Foi criada a OTAN com o objetivo de fortalecer a relação com os seus respectivos aliados. Além de se protegerem em tempos de guerras. Como reação à OTAN a URSS criou o pacto de Varsóvia

8) Algumas das coisas que os Estados Unidos e a Europa Ocidental são contra: Terrorismo, que é manifestado a partir de redes inimigas como a Al Qaeda; Proliferação nuclear, que pode ocorrer a qualquer momento por países como o Irã que podem aumentar a seu poderio nuclear podendo atacar os Estados Unidos;e a pirataria que pode diminuir o lucro dos Estados Unidos em alguns produtos.

9) Seis países fundadores: França, Itália, Canadá, Bélgica, Estados Unidos e Dinamarca. Países que se tornaram aliados: Letônia, Lituânia e Rússia

10) Para demonstrar a superioridade dos Estados Unidos e incentivar as pessoas a consumir produtos estadunidenses. Para mostrar que os Estados Unidos e seus produtos eram mais desenvolvidos no caso melhores.

11) Essas formas ocorreram devido ao incentivo dos Estados Unidos, que tinha como interesse impedir que o Brasil aderisse ao regime socialista.

12) Ele queria implantar o capitalismo no Japão com o interesse de ter um aliado no continente Oriental.

13) O mais importante líder na revolução russa.realizou diversas medidas destinadas a modificar radicalmente a sociedade russa, visando em conduzi-la no caminho do socialismo.

14) Foto1: Foi a abertura para o capitalismo e tendo como conseqüência a globalização. Foto2: Essa foto representa a extinção do socialismo pois seu principal líder estava sendo retirado da sua posição.

15) Sim. Pois achamos que esse governo é ideal por incentivar a igualdade entre as pessoas, distribuindo igualitariamente as terras, capital e gerando um índice satisfatório geral entre a população.

Beatriz & Lygia disse...

Beatriz Maida & Lygia Mota
Questão 1 : A guerra fria foi um período caracterizado pelo conflito entre o EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo) . O nome guerra fria é porque não houve uma guerra de contato, com armas e bombas, e sim uma competição para tentar provar que o seu modelo de governo era o melhor, adquirindo assim mais países o seguindo.
Questão 2 : A mídia tinha grande influencia nessa disputa. Os países socialistas tentavam mostrar através da mídia as desvantagens de adquirir o modelo rival, apontavam defeitos como : A grande desigualdade social, com as riquezas concentradas nas mãos de poucos, a infelicidade da maioria, consumismo , entre outros. Por outro lado os países capitalistas apontavam o grande atraso tecnológico da URSS e seus seguidores socialistas, e a falta de liberdade de expressão, entre outros. Uma verdadeira disputa de superioridade!
Questão 3 : Pelo grande investimento em alguns fatores como a corrida armamentista, a corrida espacial, e outros setores atrasados tecnologicamente, faltava alimentos para a população, desemprego , causando uma grande carência que levou a falência da URSS, e aos países que seguiam o seu governo a mudança de regime, para o capitalismo.
Questão 4 : Por que os dois países já tinham meios (bombas, etc) que se usados poderiam acabar com o mundo, não sobrando nada para lutar, além de paus e pedras.
Questão 5 : Com o interesse dos países em mostrar superioridade acabou ocorrendo grandes investimentos e descobertas na área tecnológica, como a ida do primeiro homem ao espaço e depois a Lua, entre outros resultaram em criações, como a do computador, GPS , curas de doenças entre outras descobertas usadas hoje em dia pela a população mundial.
Questão 6 : Na época da guerra fria as potencias eram o EUA e a URSS por terem grande exercito e equipamentos militares . Hoje em dias as maiores potencias são os EUA, o Japão, China por terem uma economia mais desenvolvida, um comércio mais popular, e grandes índices de desenvolvimento.
Questão 7 : Para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética para se defender de futuros ataques. Como “resposta” a URSS cria o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
Questão 8 * O terrorismo : No Afeganistão, fundamentalismo do Islã e os aviões bombas. Proliferação Nuclear: Irá tentando fazer testes nucleares. E a pirataria.
Questão 9: Canadá, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega e Portugal. Estados Unidos, Rússia, Canadá.
Questão 10 : A outra intenção dos Estados Unidos, era se mostrar superior na corrida espacial. Mostrar que eles tinham conseguido levar o primeiro homem à Lua, fazendo o capitalismo ficar a frente do socialismo na corrida espacial.

Anônimo disse...

Kaila e Mariana - 9° ano A

1- A guerra fria foi um conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se iniciou logo depois da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos corria atrás de implantar no mundo o regime de governo capitalista, que se baseava na democracia e na economia de mercado, enquanto a União soviética tentava implantar o governo Socialista, que defendia a igualdade social. Essa foi uma guerra “indireta”, ou seja, não houve conflitos militares diretos e sim intensas lutas econômicas e diplomáticas.

2- Do lado capitalista, a mídia favoreceu para um mundo cada vez mais consumista, fazendo apelos para a população. Com o surgimento da televisão, por exemplo, trouxe também a vantagem de ser veículo de propaganda política, no governo socialista. Além de os dois governos divulgarem seus ideais e também como forma de agredir ou falar mal no governo adversário.

3- Por causa da falta de investimento. A União Soviética acabou investindo mais na corrida espacial e na corrida armamentista, enquanto deixava de lado o investimento no mercado industrial, que acabou falindo, pois não gerava emprego e a população do lado oriental preferiu se mudar para o lado ocidental (capitalista), para ter melhores condições de vida.

4- Na guerra fria os dois governos investiram muito em armamentos pesados, que a qualquer momento uma decisão de guerra direta, teria o poder de destruir o mundo, acabando com a raça humana. E se sobrasse algo para a terceira guerra seria paus e pedras.

5- O investimento pesado no campo tecnologia e científico trouxe grandes avanços para a humanidade. Temos como exemplos as grandes conquistas na corrida espacial, e também na tecnologia, com a criação da televisão, que servem para os nossos estudos hoje.

6- As superpotências eram caracterizadas por possuírem forte base militar, armamento nucleares, terem lugar na corrida espacial e etc. Já hoje em dia, as superpotências são caracterizadas por terem alto índice de desenvolvimento humano (IDH), desenvolvimento tecnológico, etc.

7- O OTAN foi criado com o objetivo de bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética. Como contra-partida a União Soviética, juntamente com seus aliados, assinam o Pacto de Varsóvia, um dos seus objetivos era a união das forças militares de toda a Europa Ocidental.

8- O terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria. Ninguém está livre da Al Qaeda, rede de terrorista, é um fenômeno globalizado que ameaça não só aos EUA e ao OTAN mais sim, ao mundo inteiro, pois nenhum estado está livre do terrorismo. As ameaças nucleares do Iran, que podem destruir o mundo, e também a pirataria.

9- Seis membros fundadores: França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Noruega. Três países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados: Rússia, Ucrânia, Suécia.

10- A imagem simboliza que os EUA chegaram ao topo da corrida espacial, por ter sido o primeiro país a enviar um homem até a lua, por isso a bandeira estadunidense está cravada no solo lunar. Com isso os Estados Unidos, teve um grande avanço em seu desenvolvimento se tornando uma superpotência, com nome e que têm influenciado o mundo inteiro, com suas marcas, culturas e etc.

neto / nery disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Rodrigo Nery de Almeida e Erotildes Menezes de Oliveira Neto
Atividade avaliativa de Geografia
1-Foi caracterizado como uma guerras passiva onde duas potenciam (EUA e URSS) brigavam pelos os seus interesses de implantar os seus modelos sociais e políticos em outros países, mas para conseguir essa façanha eles teriam q mostrar superioridade;Por isso o nome guerra fria pois eles nunca se enfrentaram de uma forma direta mas sempre de forma indireta para mostrar superioridade em potencias armamentistas espaciais entre outras coisas.
2- O surgimento da televisão eles proporcionaram usa lá como modo de mostrar a suas propagandas políticas eleitoral. Eles usavam-na para mostrar o que eles já tinham feito e para propagar as vantagens do seu modelo político também para degredir a imagem do modelo do seu adversário.
3- nessa guerra a URSS gastaram muito dinheiro com supérfluos como armas espaçonaves etc. e deixou de lado o bem estar do seu pais.Com o passar do tempo ele foi entrando em falência e depois de 1969 que o EUA levou o primeiro homem a Lua eles perceberam que não tinha mais como ganhar essa guerra e se renderam..
4-Com essa disputa infantil dos EUA e da URSS, pra mostra quem era o melhor criaram as maiores e melhores armas que se poderiam imaginar e houve a terceira guerra mundial e se usarem todas essas armas provavelmente o mundo entrara em extermínio, e na quarta guerra não haverá, mas o que utilizar só pau e pedra coisas que provem da natureza.
5- Pois nesses anos que ocorreu a guerra fria se teve mais evolução do que anos de estudos científicos, e com a criação do capitalismo ouve uma abertura para o mercado crescendo rendas para o mercado e para família. Então podemos dizer que a Guerra fria trouxe varias evolução para a humanidade.
6-O padrão antes era dado apartir de quem tinha maior força militar, maior potencia de armas era considerado maior potencia mundial no caso o EUA e a URSS. Hoje em dia é considerado potencia quem tem mais renda per capta e mais condições e força no mercado no caso do EUA, CHINA , JAPÃO , etc.
7- Criada por 12 nações ocidentais como o objetivo de bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética.Ela se sentia fraca e ameaçada pois cada vez perdiam mais poder com jogadas do EUA.
8- ameaças do século 21 - o terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.
Terrorismo: existem grupos terroristas que dão um jeito de atingir os países capitalista por não apoiarem o seu tipo de modelo econômico e quem mas sofre são que não tem nada haver.

faltam as quetoes da 9 a15

emylle e laurea disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Alunas: Emylle Silva de Oliveira e Laurea Novais
9° ano A


1° - Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria, como ele pode ser caracterizado? Explique.
R;)-Foi uma disputa de poder entre duas grandes potências,Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas,tendo como objetivo principal ampliar suas influências e dominar áreas estratégicas de acordo com seus objetivos.A partir disto o mundo se dividiu em dois lados : o capitalista comandado pelos EUA e o socialista liderado pela URSS.Entretanto não houve conflitos militares diretos.
2°- Explique qual o papel da mídia durante a Guerra Fria no contexto de cada economia e como cada país era retratado, através dos meios de comunicação, pelo seu adversário.
R;)-Eles utilizavam a mídia como forma de propagação do seu modelo governamental de forma positiva anulando sempre seus pontos negativos,porém também aproveitavam para denegrir a imagem de seus adversários fixando exatamente em suas desvantagens .
3° De acordo com a discussão feita em sala, explique que fatores levaram ao arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.
R;)- As deficiências no programa governamental da URSS,como a falta de infra-estrutura adequada , além da ausência de liberdade de expressão causaram repulsão na sociedade dando início a uma série de conflitos entre a população e o governo soviético.
4°-"Eu não sei com que armas se lutará a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta será com paus e pedras" Albert Einstein. Explique essa frase no contexto da Guerra Fria.
R;)- De acordo com o filósofo Albert Einstein a devastação que uma terceira guerra mundial seria de tamanha destruição em razão das armas superpotêntes criadas até então ,seria capaz de abolir toda raça humana e tudo que o homem foi capaz de construir, fazendo com que se houvesse uma quarta guerra mundial haveria apenas paus e pedras como arma de defesa e ataque .

5° Quais benefícios a Guerra Fria trouxe para a humanidade no campo tecnológico e cientifico?
R;)- Esta disputa de poder entre o EUA e URSS fez com que ambos os lados investissem de forma grandiosa no campo tecnológico e científico com o intuito de mostrar maior poderio diante de seu adversário através destas conquistas . Influenciando uma aquisição maior tendo como consequência que nos dias atuais possamos desfrutar de tamanha tecnologia.
6° Explique como era o “padrão” de poder na Guerra Fria, e como uma potência é identificada hoje?
R;)- Possuíam um alto nível de força militar e nuclear sendo eles EUA e União soviética , entretanto hoje em dia uma potencia é identificada pelo seu índice de IDH, DT e concentrado número de capital, sendo este EUA,Japão, entre outros

Anônimo disse...

Auve Lee e Rodrigo Paiva

1. Ele pode ser caracterizado por uma guerra para ver qual era o melhor governo para o mundo e nessa guerra se envolvia dois tipos de governo o Capitalista (Estados Unidos) e o Socialismo (União Soviética).
2. Nos dois países a mídia só falava sobre como era boa ter o seu governo e mostrava a sua força (em construir armas, bombas nucleares, ônibus espaciais, etc...), e um fala mal do outro governo.
3. Eles não se preocupam vão com os habitantes e sim quem seria melhor no poder, e com isso os alimentos foram se esgotando e os soviéticos não queriam, mas o Governo Socialista.
4. Porque com os avanços das armas indo tão rápido qual que arma poderá destruir o mundo. E com a Guerra Fria esse desenvolvimento foi muito mais rápido, pois a Guerra Fria influenciou a produção tecnológica de armas.
5. Os grandes avanços na tecnologia que fez com quer os equipamentos médicos pudessem salvos mais vidas, e os equipamentos de uso pessoal (computador, televisão, etc...) se desenvolveram e podia ser usados por pessoas.
6. O padrão era quem tivesse mais armas, bombas e ônibus espaciais tinha o poder de ser a super potencia. Hoje quem tem a melhor economia é a melhor potencia.
7. Ela foi criada para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética. A União Soviética não quis isso, pois ela não teria um bloco de comércios com os países aliados.
8. Afeganistão, Corea do Norte. Guerra do Afeganistão, a primeira ação militar da aliança fora da Europa, Com o esforço de reaproximação dos EUA com o Irã, dono de controverso programa nuclear, e a as expectativas pelo lançamento de um foguete norte-coreano.
9. Fundadores do OTAN: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Alemanha, Itália e França. Rivais, mas se tornaram aliados: Rússia, Cazaquistão e Geórgia.
10. Se essa viajem não fosse realizada a globalização não ia ser tão intensa e nem podíamos ter conhecido o solo lunar.
11. Para com que o Governo Soviético não colocasse o seu tipo de governo ex: no Brasil.
12. Ter influencia no Oriente para poder fazer aliados perto da União Soviética.
13. Lênin foi um dos militares que em plantou o regime socialista na União Soviética em Novembro de 1917.
14. A foto 1 fala sobre o capitalismo que tinha assumido o poder na Alemanha Oriental.
A foto 2 representa a imagem de Lênin sendo removida de Berlim.
15. Sim pois com essa medida não teriam ricos e pobres e sim todos com a mesma classe econômica e tudo seria do governo.

Leonardo Santos e Salga disse...

Questão 1. A guerra fria è caracterizada como um conflito teórico, também è caracterizada como uma guerra onde não houve nenhum tipo de conflito armado. A guerra fria é vista dessa maneira, pois era apenas um conflito onde se media os países de maior potencia.
Questão 2. A influencia da mídia na guerra fria foi que a cada progresso ou alguma evolução na economia era anunciada a noticia colocando por baixo os países a quem enfrentava.
Questão 3. Os fatores que levaram a falência e degradação da URSS foi :
- A tentativa na criação da bomba nuclear.
- Muitos gastos na corrida armamentista e espacial, esquecendo de investir nos outros benefícios da população por exemplo: investimentos em fabricas, moradia e na criação de maior mão de obra para a população.
Questão 4. Com a corrida espacial entre outras coisas, eles investiram muito em armamentos e se houvesse uma terceira guerra mundial , os armamentos deles eram tantos que eles se outro destruiriam quando houvesse uma quarta guerra mundial não sobraria nada alem de paus e pedras para os mesmos lutarem.
Questão 5. Os benefícios recebidos foram que após a criação de bombas nucleares essa tecnologia descoberta hoje em dia é utilizada no ramo da saúde, tecnologia da internet, criação de novos aparelhos eletrônicos e com isso gerou maior numero de empregado no mundo.
Questão 6. Naquela época era considerada uma potencia os países que tinham maior poder militar, maior tecnologia espacial e também nuclear. Hoje é considerada uma potencia os países que tem uma maior economia, empresas em vários países, poder político e referencias.
Questão 7. O objetivo da criação da OTAN foi para que houvesse o bloqueio do avanço de bloco comunista liderado pela URSS. A reação da URSS foi assinar com seus aliados o Pacto de Varsóvia que tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
Questão 8. O terrorismo, proliferação nuclear e a pirataria.
- Terrorismo: No Afeganistão o grupo de Osama Bin Laden já atacou os EUA, um exemplo desse ataque foi a queda das torres gêmeas.
- Proliferação Nuclear: A tentativa da Coréia do Norte em criar bombas nucleares.
Questão 9. Países fundadores da OTAN: Alemanha, Noruega, França, Portugal, Estados Unidos da America, Canadá.
- Países que eram rivais e com o fim da guerra fria hoje se tornaram aliados: Rússia, Ucrânia, Cazaquistão.
Questão 10. Os EUA quis mostrar ter maior superioridade por ter conseguido mandar o primeiro homem a lua ( Assim eles afirmam ) .Eles introduziram essa realização no mercado interno e externo, ganhando mais popularidade e lucrando com essa afirmação.

Karla e Lara Santos disse...

Karla Campos Alcantara Moraes e Lara Santos Neres Barros

1-Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria, como ele pode ser caracterizado? Explique.
Resposta: Esse período foi caracterizado pelas duas superpotências(Estados Unidos e URSS) que tentavam influenciar outros países.

2. Explique qual o papel da mídia durante a Guerra Fria no contexto de cada economia e como cada país era retratado, através dos meios de comunicação, pelo seu adversário.
Resposta: O papel da mídia era convencer a população de que o sistema econômico adotado pelo inimigo era ruim. A União Soviética falava da miséria, prostituição, pornografia do lado ocidental e da decadência da sociedade capitalista. Esses desvios não eram admitidos oficialmente pela União Soviética. Os filmes da época quando se referiam ao próprio país mostravam um povo feliz. Europa não deixava espaço para o surgimento de um fenômeno cultural restritivo como o Realismo Socialista.

3. De acordo com a discussão feita em sala, explique que fatores levaram ao arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.
Resposta: Uma crise financeira muito grande. Eles gastavam muito dinheiro com armas de guerra e não se preocupavam com as outras coisas (escola, alimentos, moradia e etc).

4. "Eu não sei com que armas se lutará a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta será com paus e pedras" Albert Einstein. Explique essa frase no contexto da Guerra Fria.
Resposta: Porque eles não resistiriam a outra guerra. Iriam falir por falta de recursos e força.
5. Quais benefícios a Guerra Fria trouxe para a humanidade no campo tecnológico e cientifico?
Resposta: Muitos dos avanços tecnológicos e científicos foram expandidos na Guerra Fria. Pois eles tiveram que projetar vários avanços nessas áreas para conseguirem rebaixar os países inimigos.

6. Explique como era o “padrão” de poder na Guerra Fria, e como uma potência é identificada hoje?
Resposta: O padrão de poder na Guerra Fria era quem tinha mais armas e tecnologia, e o de hoje é quem tem maior I.D.H. e uma economia crescente.

laurea e Emylle disse...

7° Com qual objetivo foi criada a OTAN e qual a reação da União Soviética a esse fato?
R;)- a OTAN tinha como objetivo manter alianças militares para se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética cria Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

9° De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.
Fundadores da OTAN:
Alemanha , EUA, Reino Unido, Canadá, Noruega, Portugal
Rivais:
Rússia, Finlândia e Cazaquistão

Pablo e Rodrigo Rios disse...

Colégio Madre Savina Petrilli.
Alunos: Pablo Menezes Amorim e Rodrigo Rios Rocha.



1-O que definiu a guerra fria foi justamente a questão da bipolaridade ou seja o mundo durante esse período foi dividido em dois poderes os Estados Unidos da America e a antiga União Soviética.Pois esse combate não foi necessariamente armado foi ideológico.

2-Como cada país tinha uma ideologia diferente socialista e capitalista eles tentavam divulgar como seria melhor o lado de cada um, pois através da mídia tentavam divulgar marcas de produtos para tentar convencer de como o sistema capitalista ou socialista era melhor para cada país.A mídia não possuía só esses interesses eles tentavam divulgar seus poderes militares como bombas atômicas e outras armas em destruição em massa, dessa forma as pessoas de cada país se sentiriam ameaçados e cederiam para o lado da nação mas forte , essa era umas das estratégias adotados pela União Soviética e Estados Unidos.

3-A União Soviética ela necessariamente só investiram na guerra armamentista, ou seja, investiram pesado em armas nucleares e também investiram na corrida espacial e foram os primeiro a mandar um foguete ao espaço por isso esqueceram de investir em outras áreas da economia assim acabaram enfraquecidos.

4-O que ele estava querendo dizer com essa frase foi que se existisse uma terceira guerra mundial o mundo não aquentaria devida as fortes bombas nucleares que as nações possuíam, ou seja, eles acabariam se autodestruindo.
5-Pois como eles estavam disputando quem possuía mas , quem tinha mais assim eles acabavam investindo pesado em pólos tecnológicos por isso a tecnologia se teve um grande avanço nesse período da historia.

6-As grandes potências são reconhecidas hoje pelo seu nível de desenvolvimento, ou seja, quem possui uma melhor economia um nível de IDH (índice de desenvolvimento humano) maior.

7-A OTAN foi criada por nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética a reação deles foi assinar juntamente com seus países aliados a Europa oriental o assina mento do pacto da Varsóvia.

8-Os principais inimigos da união soviética e os estados unidos da America atualmente hoje e o Irã e o Afeganistão e a proliferação nuclear e a pirataria e o terrorismo.

9-Países fundadores da OTAN:
Canadá;
Estados Unidos;
Itália;
Islândia;
França;
Noruega.
Países que eram inimigos da OTAN, mas com o fim da guerra fria se tornaram aliados:
Rússia;
Irlanda;
Áustria;

10-A outra intenção da imagem que não era só mostrar que o homem deu um grande passo na humanidade foi também com a bandeira dos estados unidos mostrarem que aquela nação era superior que conseguiu conquistar a lua, ou seja, mandar o homem ao espaço.


11-Era colocar bases militares dos estados unidos em todos os outros países da America latina para ter melhores pontos estratégicos para suposta invasão e para reforçar o seu poderio.

12-Eles queriam ter um símbolo do capitalismo no oriente.

13-Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder.

14-Ela quer mostra que com a queda o muro trouxe as marcas e o antigo poder a Alemanha.

15-Não.Pois o capitalismo seria melhor.

Karla e Lara Santos disse...

7. Com qual objetivo foi criada a OTAN e qual a reação da União Soviética a esse fato?
Resposta: O objetivo era bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

8. Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.
Resposta: O terrorismo pois ameaça com armas e violência os EUA, a proliferação nuclear porque estava expandindo cada vez mais as armas nucleares e a pirataria porque desvaloriza os produtos originais, tirando o lucro.

9. De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.
Resposta: Alguns países fundadores: Canadá, Estados Unidos, França, Portugal, Noruega, Reino Unido. Alguns países aliados: Rússia, Belarus, Suíça.
10. A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.
Resposta: Mostrar que os E.U.A. chegou na frente e se tornou superior e a relação com a globalização é que até hoje os Estados Unidos é considerado superior.

11. Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?
Resposta: A relação seria cercar esses países da América Latina para poder extrair as riquezas naturais e se tornarem ainda mais desenvolvidos.

12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
Resposta: Ter um representante no lado oriental.

13. Quem foi Lênin e qual o seu papel na revolução Russa?
Resposta: Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo.

14. Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
Resposta: Foto 1: A invasão de industrias estrangeiras juntamente com o capitalismo na Alemanha que tinha acabado de se reunificar.
Foto 2: A estatua de Lênin sendo retirada representa o domínio total do capitalismo sobre a Alemanha reunificada.

15. Analise as medidas tomadas por Lênin na implantação do socialismo na URSS. Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
Resposta: Para nos existe o lado positivo e o lado negativo. O lado positivo foi porque ele criou um governo que era dirigido pelo trabalhador, extinguiu os títulos de nobreza dentre muitos outros pontos positivos. E os pontos negativos foram que ele deixou milhões de mortos e muitos com fome com a Guerra Civil.

tayrone e joyce disse...

Respostas:
1- Foi um conflito que ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial, entre Estados Unidos e União Soviética. Este conflito se iniciou quando essas duas potências tentaram influenciar outros países a seguirem seus sistemas: o Capitalismo e o Socialismo. A União soviética buscava imprimir seu sistema socialista para expandir a igualdade Social, enquanto que os Estados Unidos tentava imprimir o sistema Capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado.

2- A mídia do sistema Capitalista queria denegrir a imagem do sistema socialista alegando que no tal sistema o consumismo que todos capitalistas desejavam era desnecessário.

3- A União Soviética procurou investir na área militar e acabou esquecendo-se dos seus problemas internos como; Saúde, Educação, Infra-estrutura e Alimentação. Levando em consideração a Infra- Estrutura dos Estados Unidos e o plano de governo do mesmo, os Estados Unidos possuía uma relevância eco financeira bem maior que a URSS, e devido a estes fatores a União Soviética não se desenvolveu e teve um instantâneo fim.

4- Que a guerra fria foi considerada como uma terceira guerra mundial e teve várias áreas militares foram tecnologicamente desenvolvidas por pura inveja de ambos com a intenção de mostra que de certa forma era superior ao outro.

5- Cura de doenças, avanços na área tecnológica e espacial, varias coisas de uso próprio foram criados como a internet e os próprios computadores.

6- Quem tinha um poderio armamentista e tecnológico tinha o “poder” de mandar em outros países e por ser considerada certa potencia e exercia influencia e tinha estratégia como o FMI que os Estados Unidos criaram que empresta dinheiro a países necessitados e cobram quando tem certa intenção.

7- Com o objetivo de ser uma ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética, a união soviética se sentiu ameaçada e fez ameaças nucleares.

8- O terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.

9- Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Noruega e Bélgica. Rússia, Cazaquistão e Finlândia.

10- A imagem mostra a superioridade dos Estados Unidos em ter chegado primeiro a lua e com isso também queria mostrar para todos que no sistema capitalista o desenvolvimento ia ale de armas etc.

11- Os Estados Unidos apoiou o regime com a intenção que outros países não aderissem o socialismo e com isso a população não elegessem um presidente comunista.

12- Ele queria desenvolvem o Japão para que ele se tronasse um modelo econômico para que outros países se espelhassem nele.

13- Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder.

14- Eram muito diferente do que existia antes da queda do muro. A primeira imagem mostra uma bandeira da coca-cola diferente do que as propagandas que eram propostas ao publico.

Anônimo disse...

Colégio Madre Savina Petrilli.
Alunos: Pablo Menezes Amorim e Rodrigo Rios Rocha.



1-O que definiu a guerra fria foi justamente a questão da bipolaridade ou seja o mundo durante esse período foi dividido em dois poderes os Estados Unidos da America e a antiga União Soviética.Pois esse combate não foi necessariamente armado foi ideológico.

2-Como cada país tinha uma ideologia diferente socialista e capitalista eles tentavam divulgar como seria melhor o lado de cada um, pois através da mídia tentavam divulgar marcas de produtos para tentar convencer de como o sistema capitalista ou socialista era melhor para cada país.A mídia não possuía só esses interesses eles tentavam divulgar seus poderes militares como bombas atômicas e outras armas em destruição em massa, dessa forma as pessoas de cada país se sentiriam ameaçados e cederiam para o lado da nação mas forte , essa era umas das estratégias adotados pela União Soviética e Estados Unidos.

3-A União Soviética ela necessariamente só investiram na guerra armamentista, ou seja, investiram pesado em armas nucleares e também investiram na corrida espacial e foram os primeiro a mandar um foguete ao espaço por isso esqueceram de investir em outras áreas da economia assim acabaram enfraquecidos.

4-O que ele estava querendo dizer com essa frase foi que se existisse uma terceira guerra mundial o mundo não aquentaria devida as fortes bombas nucleares que as nações possuíam, ou seja, eles acabariam se autodestruindo.
5-Pois como eles estavam disputando quem possuía mas , quem tinha mais assim eles acabavam investindo pesado em pólos tecnológicos por isso a tecnologia se teve um grande avanço nesse período da historia.

6-As grandes potências são reconhecidas hoje pelo seu nível de desenvolvimento, ou seja, quem possui uma melhor economia um nível de IDH (índice de desenvolvimento humano) maior.

7-A OTAN foi criada por nações ocidentais como ferramenta para bloquear o avanço do bloco comunista liderado pela União Soviética a reação deles foi assinar juntamente com seus países aliados a Europa oriental o assina mento do pacto da Varsóvia.

8-Os principais inimigos da união soviética e os estados unidos da America atualmente hoje e o Irã e o Afeganistão e a proliferação nuclear e a pirataria e o terrorismo.

9-Países fundadores da OTAN:
Canadá;
Estados Unidos;
Itália;
Islândia;
França;
Noruega.
Países que eram inimigos da OTAN, mas com o fim da guerra fria se tornaram aliados:
Rússia;
Irlanda;
Áustria;

10-A outra intenção da imagem que não era só mostrar que o homem deu um grande passo na humanidade foi também com a bandeira dos estados unidos mostrarem que aquela nação era superior que conseguiu conquistar a lua, ou seja, mandar o homem ao espaço.


11-Era colocar bases militares dos estados unidos em todos os outros países da America latina para ter melhores pontos estratégicos para suposta invasão e para reforçar o seu poderio.

12-Eles queriam ter um símbolo do capitalismo no oriente.

13-Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder.

14-Ela quer mostra que com a queda o muro trouxe as marcas e o antigo poder a Alemanha.

15-Não.Pois o capitalismo seria melhor.

Beatriz e Lygia disse...

Beatriz e Lygia ;D

Questão 11: Os EUA e a URSS estavam tentando ampliar sua áreas de dominação para fortalecer seu sistema de governo.Desta forma os EUA acabam apoiando o Regime Militar com medo que outros países aliados se declarassem comunistas,como Cuba fez. E assim ,com o apoio estadunidense, esses paises da América latina tiveram a implantação do regime militar.

Questão 12: Por que eles queriam ter um aliado capitalista do lado oriental, para com isso expandir o capitalismo.

Questão 13 : A Rússia foi o primeiro pais a adotar o modelo socialista através de uma revolução, e o seu o líder era VIadimir llich Lênin, por isso a estatua Lênin é o símbolo do socialismo.

Questão 14: A primeira imagem mostra o Alex (protagonista do filme) vendo a propaganda da coca-cola, uma das características principais do capitalismo, ou seja, o capitalismo estava tomando conta do mundo. E na segunda imagem, mostra a mãe do Alex vendo a estatua de Lênin (o símbolo do socialismo) sendo levada embora, decretando o fim do socialismo naquela região .

Questão 15: Depende, por um lado ele acabou com a desigualdade social, dando direitos iguais a todos. Porém como conseqüência a falta de liberdade de expressão . Acho que teve mais pontos negativos do que positivos.

Beatriz e Lygia disse...

Beatriz e Lygia ;D

Questão 11: Os EUA e a URSS estavam tentando ampliar sua áreas de dominação para fortalecer seu sistema de governo.Desta forma os EUA acabam apoiando o Regime Militar com medo que outros países aliados se declarassem comunistas,como Cuba fez. E assim ,com o apoio estadunidense, esses paises da América latina tiveram a implantação do regime militar.

Questão 12: Por que eles queriam ter um aliado capitalista do lado oriental, para com isso expandir o capitalismo.

Questão 13 : A Rússia foi o primeiro pais a adotar o modelo socialista através de uma revolução, e o seu o líder era VIadimir llich Lênin, por isso a estatua Lênin é o símbolo do socialismo.

Questão 14: A primeira imagem mostra o Alex (protagonista do filme) vendo a propaganda da coca-cola, uma das características principais do capitalismo, ou seja, o capitalismo estava tomando conta do mundo. E na segunda imagem, mostra a mãe do Alex vendo a estatua de Lênin (o símbolo do socialismo) sendo levada embora, decretando o fim do socialismo naquela região .

Questão 15: Depende, por um lado ele acabou com a desigualdade social, dando direitos iguais a todos. Porém como conseqüência a falta de liberdade de expressão . Acho que teve mais pontos negativos do que positivos.

Anônimo disse...

Colégio: Madre Savina Petrilli
Data: 12/03/10
Alunos: Filipe Souza/ Gustavo 8°B pereira
1-Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética. Não houve um conflito militar direto entre as duas superpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas.
2- A transmissão instantânea da imagem da imagem a distância combina muito bem com as necessidades de uma sociedade comunista, do lado Ocidental.
E servia também para propagandas de veículos no lado do socialista, os governantes dos dois lados apreciavam muito a TV. Quando os Soviéticos lançaram Sputnik o primeiro satélite em orbita na terra em 1957, o aparelho só levava a única mensagem “o comunismo será o grande vencedor”.
Dos anos 50 até meados da década de 80, a propaganda soviética dava destaque à miséria existente nos países ocidentais. Apontava a prostituição, a pornografia, o narcotráfico, o desemprego e a corrupção como sintomas típicos da decadência da sociedade capitalista.
3- O arruinamento da união soviética foi a conquista dos Estados Unidos no mundo, o EUA conseguiu conquistar vários países, influenciando o mundo que o capitalismo seria melhor do que o socialismo.
4- Albert Einstein ele quer dizer que na guerra as maiores potenciam Estados Unidos e União soviética estava com um armamento muito forte que poderia acabar com o mundo. Então na quarta guerras o armamento já tinha acabado que iria sobrar pau e pedra para guerra no futuro.
5- A tecnologia foi muito importante no aprimoramento cientifico eles criaram
A TV, a bomba, e conseguiu levar o homem a lua. A ajudou muito no aprimoramento do estudo da Humanidade.
6-Antes aquele pais que detinha de um amplo poder bélico. E hoje em dia é classificado a partir de fatores econômicos.
7- Foi criada a OTAN com o objetivo de fortalecer a relação com os seus respectivos aliados. Além de se protegerem em tempos de guerras. Criou o pacto de Varsóvia
8- Algumas das coisas que os Estados Unidos e a Europa Ocidental são contra: Terrorismo, que é manifestado a partir de redes inimigas como a Al Qaeda; Proliferação nuclear.
9- Seis países fundadores: França, Itália, Canadá, Bélgica, Estados Unidos e Dinamarca. Países que se tornaram aliados: Letônia, Lituânia e Rússia
10- A imagem revolucionou um despertar da Humanidade para pesquisas do nosso universo e também da corrida espacial para ver quem chegava primeiro no universo para ter mais poder do que o outro em relação a guerra fria que quem saiu primeiro foi a união soviética e estados unidos ficou para trás.
11- Essas formas ocorreram devido ao incentivo dos Estados Unidos, para o Brasil i os estados latinos não adotar o regime socialista.
12- Ele queria implantar o capitalismo no Japão com o interesse de ter um aliado no continente Oriental.
13-O mais importante líder na revolução russa.realizou diversas medidas destinadas a modificar radicalmente a sociedade russa, visando em conduzi-la no caminho do socialismo.
14-Foto1: Foi a abertura para o capitalismo e tendo como conseqüência a globalização. Foto2: Essa foto representa a extinção do socialismo pois seu principal líder estava sendo retirado da sua posição.
15-Sim. Pois achamos que esse governo é ideal por incentivar a igualdade entre as pessoas, distribuindo igualitariamente as terras, capital e gerando um índice satisfatório geral entre a população.

Leonardo Santos e Salgado disse...

Questão 11. A relação entre eles é que todos os dois tanto a Guerra Fria quanto o Regime Militar queriam impor maior poder sobre todos e aplicar apenas um tipo de sociedade.

Questão 12. O interesse é que os EUA ajudando o Japão ele acaba ficando mais forte, pois, o Japão tem um forte mercado internacional o que no caso de uma guerra seria um forte aliado.

Questão 13. Lênin liderou a revolução Russa de 1917,ele organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo.

Questão 14. Foto 1:Nesta foto ele mostra que após o fim do socialismo foi possível acontecer a liberdade de expressão que no caso é a propagando da Coca-Cola.
Foto 2:Ela retrata o fim do socialismo e a statua de Lênin foi retirada pois,ele foi o implantador do socialismo na Alemanha.

Questão 15: Por um lado essas medidas ajudaram o povo que não havia renda pois todos ficaram ao mesmo nível,mas por outro lado as pessoas pobres nunca teriam chances de ficarem ricas pois se nascia pobre morreria pobre.

Nery e Neto disse...

Rodrigo Nery e Neto
9-São os fundadores da OTAN: EUA, CANADÁ, ITÁLIA, ISLÂNDIA, FRANÇA e ALEMANHA. Alemanha, EUA e França.
10-Com isso eles eram impossível de ser derrotado na guerra fria era o fim de um grande inicio. Com isso ele quis mostrar que conseguindo ir a lua ele conquistaria mundo.
11-Ele estava com medo d perder os países da America latina para o socialismo, e implantando o regime militar nesses países eles seriam obrigados a continuar no capitalismo.
12-Para te um representante capitalista no ocidente, assim fortalecendo o seu lado lá
13-Lenin foi responsável pela a divisão do lado capitalista e socialista em Berlin.
14-Foto 1- o Capitalismo influencia muito através da propaganda, nos levando ainda mais para o consumismo. Foto 2:Mostra quando o capitalismo entrou em Berlin ocidental e eles queria tirar tudo relacionado ao socialismo.
15-Achamos a forma dele agir totalmente radical e idiota, pois alem da forma que ele agiu de uma forma futio não olhando para a nesecidade do povo

Anônimo disse...

Continuação da Atividade Avaliativa de Geografia

Alunas: Amanda Aguiar Souza e Bárbara Pereira de Andrade
9° ano (B)

8° Pergunta:

- O terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria;

Terrorismo: Sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos.

Proliferação Nuclear: Foi o tempo em que houve o grande uso de bombas nucleares, como o próprio nome já diz a PROLIFERAÇÃO quer dizer espalhar, propagar e NUCLEAR se refere neste contexto a bombas.

Pirataria: Pirataria é o ato de falsificar, por exemplo: dvd’s e cd’s, quando copiam e vendem, os pirateiros ou falsificadores estão pondo em prática a pirataria.

9° Pergunta:

- 6 países fundadores: Alemanha, França, Estados Unidos, Noruega, Itália e Canadá.
- 3 países aliados, que antes eram rivais: Rússia, Suécia e Finlândia.

10° Pergunta:

- Na imagem como podemos perceber há a presença da bandeira americana, que simbolizou a chegada do homem á lua, feito esse que se tornou a maior conquista da humanidade e por essa conquista ter sido realizada, os EUA mostraram que eram realmente desenvolvidos econômica e tecnologicamente diante dos outros países.

11° Pergunta:

- Durante o período da Guerra Fria, os EUA não queriam que os países da América Latina não adotassem o capitalismo e a democracia como forma de governo, pois poderia haver uma grande possibilidade da população eleger um presidente do socialismo, para colocar em risco a sua política. Por isso esses países continuaram com regimes militares sem a apreensão do governo americano.

12° Pergunta:

- Obter informações sobre tudo o que acontecia e norteava os países socialistas.

13° Pergunta:

- Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder. Ele foi um grande representante do socialismo.

14° Pergunta:
- Foto 1: Essa foto no filme “Adeus Lênin” representou a chegada do capitalismo na Alemanha.
- Foto 2: Essa foto no filme “Adeus Lênin” representou o fim do socialismo na Alemanha.

15° Pergunta:
• - Sim, concordamos com a maioria das medidas impostas por Lênin. Nós concordamos com a questão da reforma agrária e fim da propriedade privada da terra, pois essa medida faz com que haja um fim na desigualdade. Concordamos também com a extinção de todos os títulos de nobreza, pois há uma extinção na concentração de renda no país. Só não concordamos com desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado, pois todo lucro vai para a cúpula do estado.

Dandara e Carol disse...

11. Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?
R:Eles faziam isso na intenção de impedir o avanço do socialismo.
12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
R:fazer do Japão um pais capitalista que irá servir de exemplo para eles.
13. Quem foi Lenin e qual o seu papel na revolução Russa?
R: Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder.
14. Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
(explique cada foto separadamente)
R: Foto 1 ;
A invasão de indústrias estrangeiras juntamente com a Alemanha que tinha acabado de se reunificar.
R:Foto2 ;
A estatua de Lenin sendo retirada representa o domínio total do capitalismo sobre a Alemanha reunificada.
15. Analise as medidas tomadas por Lenin na implantação do socialismo na URSS . Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
R:O governo revolucionário, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi-la no caminho do socialismo. Entre as principais medidas, destacaram-se:
• reforma agrária e fim da propriedade privada da terra;
• extinção de todos os títulos de nobreza;
• desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado;
• nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros;
• criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução;
• instituição do Partido Comunista, o antigo Partido Bolchevique, como único partido do país; o sistema de partido único instalou na Rússia a chamada "ditadura do proletariado", ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores.
Todos esses itens constaram da Constituição Provisória de 1918.
Sim , pois ele defendia a igualdade social banindo as classes e privando a população do consumismo exagerado (que o capitalismo prega) poupando o dinheiro que sobrava das pessoas para fazer coisas uteis.

Anônimo disse...

Dandara e Carol 9°ano B

11. Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?
R:Eles faziam isso na intenção de impedir o avanço do socialismo.
12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
R:fazer do Japão um pais capitalista que irá servir de exemplo para eles.
13. Quem foi Lenin e qual o seu papel na revolução Russa?
R: Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou 4 anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica (NEP). Morreu em 1924, apenas 7 anos depois de ter assumido o poder.
14. Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
(explique cada foto separadamente)
R: Foto 1 ;
A invasão de indústrias estrangeiras juntamente com a Alemanha que tinha acabado de se reunificar.
R:Foto2 ;
A estatua de Lenin sendo retirada representa o domínio total do capitalismo sobre a Alemanha reunificada.
15. Analise as medidas tomadas por Lenin na implantação do socialismo na URSS . Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
R:O governo revolucionário, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi-la no caminho do socialismo. Entre as principais medidas, destacaram-se:
• reforma agrária e fim da propriedade privada da terra;
• extinção de todos os títulos de nobreza;
• desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado;
• nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros;
• criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução;
• instituição do Partido Comunista, o antigo Partido Bolchevique, como único partido do país; o sistema de partido único instalou na Rússia a chamada "ditadura do proletariado", ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores.
Todos esses itens constaram da Constituição Provisória de 1918.
Sim , pois ele defendia a igualdade social banindo as classes e privando a população do consumismo exagerado (que o capitalismo prega) poupando o dinheiro que sobrava das pessoas para fazer coisas uteis.

Anônimo disse...

Kaila e Mariana 9° ano A

11- Eles faziam isso para impedir os avanços do socialismo.
12- Pelo fato do Japão ser próximo da Rússia, Coréia do Norte e China. Isso serviu para influenciar os outros países a seguirem o regime de governo capitalista.
13- Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo. Enfrentou quatro anos de terrível guerra civil, cujas conseqüências foram muita fome e milhões de mortos. Introduziu a Nova Política Econômica. Morreu em 1924, apenas sete anos depois de ter assumido o poder.
14- Na primeira imagem, mostra a introdução do capitalismo na Alemanha Oriental (socialista), através da Coca-Cola, sendo implantada. Na segunda imagem, mostra a retirada da estátua de Lenin, mostrando a volta do antigo governo capitalista.
15- Sim, pois ele defendia a igualdade social, banindo as classes e privando a população do consumismo exagerado (que é o que o capitalismo prega), poupando o dinheiro que sobrava das pessoas que para fazer coisas úteis.

maiko e beatriz fagundes disse...

13 - A Rússia foi o primeiro país do mundo a instalar um regime socialista baseado nos princípios do marxismo, q foi num regime socialista científico. Esse regime foi estabelecido em novembro de 1917, no auge de um processo revolucionário que em março derrubara a monarquia czarista. O líder da Revolução Russa foi justamente Vladimir llich Lênin, auxiliado por Leon Trotski, Josef Stalin e outros militantes do Partido Bolchevique (radicais de esquerda).
14 – FOTO 1: A foto 1 mostra sendo instalado no lado comunista de Berlim, um outdoor da coca , símbolo do capitalismo dos Estados Unidos.isso queria dizer que a economia já havia passado a ser capitalista.
15 – Eram medidas que fariam maior a igualdade entre toda a população, embora não fosse muito democrática. Com as medidas tomadas, principalmente as de privatização, o país não se desenvolveria tanto já que o governo não teria a mesma capacidade de administração.

Anônimo disse...

Bruna e Lara 9ºano B

8- Proliferação nuclear, a pirataria e o terrorismo.
9- Os fundadores foram: Canadá, Alemanha, França, Noruega, Itália, Estados Unidos.E os rivais e hoje aliados foram: Rússia, Cazaquistão, Armênia.
10- A imagem fala sobre a ida do homem a lua, para manter superioridade sobre os outros países.
11- A intenção deles era impedir que o socialismo fosse pra frente, que ele evoluísse.
12-De ter um representante num bloco asiático.
13-Foi uma pessoa que defendeu o pais socialista
14-Mostra quando o “pais capitalista tomou conta de tudo “a primeira quando o pais capitalista (a coca-cola) começou a tomar posse do socialista quando o capitalismo já tinha tomado posse de tudo, que tiro a estátua de Lênin aquele que defendia o pais capitalista.
15- Reforma agrária e fim da propriedade privada da terra;
Extinção de todos os títulos de nobreza;
Desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado;
Nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros;
Criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução;
Instituição do Partido Comunista, o antigo Partido Bolchevique, como único partido do país; o sistema de partido único instalou na Rússia a chamada "ditadura do proletariado", ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores.
Sim, por que iria melhorar várias coisas, iriam criar muitas coisas boas para as pessoas. Iria revolucionar .

Beatriz e Maiko disse...

11 – A relação dos Estados Unidos da América seria cercar alguns países da América Latina, podendo assim extrair muitas de suas riquezas naturais e se tornando cada vez mais uma potência
12 – O interesse nos Estados Unidos era ter um representante no Bloco Asiático, se tornando cada vez mais uma potência mundial.
13 – Ele liderava a Revolução Russa, que ocorreu em 1917 e foi ele quem organizou o primeiro governo revolucionário e também implantou algumas medidas de extrema importância que tiveram como objetivo por a Rússia no caminho do comunismo.
14 –
•A primeira foto mostra uma invasão de indústrias estrangeiras juntamente com o capitalismo numa Alemanha em que não existia mais um muro separando-as, era apenas uma.
•A segunda foto mostra a Estatua de Lênin sendo retirada e carregada por um helicóptero representando assim, total domínio capitalista na Alemanha já reunificada.
15 – Nós concordamos por um lado e discordamos por outro. Concordamos por que o sistema comunista não separa as classes, o estado quem coordena as empresas, tendo total controle na economia do país. Não concordamos porque a população não tem total liberdade de expressão.

Beatriz Fagundes e Maiko Saturnino
9º ano B

Bárbara Thaiane e Kelley disse...

8. O que mais se torno uma grande discussão entre os EUA e seus aliados são Guerra do Afeganistão e as ameaças nucleares onde que o presidente dos EUA tem o propósito de acabar com todas as amar do mundo , e também com a reaproximação dos EUA com o Irã.

9.
6 países fundadores : Itália, França , Noruega, Alemanha ,Lituânia, Portugal
3 países aliados : Rússia, Suécia, Geórgia.

10. Essa foi uma imagem que revolucionou o mundo porque os EUA mostra superioridade em relação aos outros países com a chegada do homem do lua por ser uma coisa inovada e por se colocar no topo como ‘ o melhor país ‘


11. Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?
Grande influencia em alguns fatores, por que com a implantação do regime militar era a única forma que os EUA tinham de assegura que esses países como o Brasil ainda utilizassem o capitalismo.

12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
O EUA se alia com a o Japão e o ajuda em propósitos de ter aliados na oriente, e para poder ter grande influencia no oriente, porque ele não tinha aliados por lá e por isso se juntando com o Japão ele encontro grande forma de poder se dar bem.


13.Foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa , líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética.

15. As medidas valorizavam muito o contexto para a sociedade melhor, porque trazia muito em igualdade para todos e também a governo que ficava responsável de tudo que era para a sociedade como bancos, indústrias, tudo era em nome do governo e nada podia ser privatizado então não ia estar em mãos estrangeiras e nem ia ter tanta concorrência ente as empresas como ocorrem no capitalismo, que muitas empresas são privatizadas e ocorre grande disputa por preço, marca e entre outros, então as medidas em um todo não era tão ruim, mais também não era na concepção de uma sociedade igualitária, porque isso não acontece no mundo de hoje.

Jader Dutra disse...

3-A queda do muro de Berlim, o que fez com que o socialismo liderasse a área.
5-Novas tecnologias possibilitando melhores estudos e descobrimentos.
8-Os principais inimigos seriam a pirataria, a ploriferação nuclear e o terrorismo.
9-Canadá, Estados Unidos, Noruega, Alemanhã, França e Reino Unido Itália foram uns dos fundadores da OTAN.O Estados Unidos e iram eram rivais e hoje são aliados.
10-A imagem do homen na lua não é uma simples gravura ela representa uma potencia mundial.
14- foto1= O símbolo da coca-cola representa o símbolo do capitalismo.
Foto2=Representa o fim do captalismo.
15=Concordo, todos tem o mesmo direito, e por isso as riquessas devem ser divididas ingualmente.

Unknown disse...

Letícia e Herick.
Observação: professor, confundimos o 9 com a 8, então aqui vai, a 8 e no comentário a que está 8 é a 9.
8- O terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.
10- Esta imagem representa que os EUA ganhou a corrida espacial, tendo um espaço maior no mundo globalizado, arrancando na frente dos outros países gerando assim mais capitais e a homo genialidade espacial.
11- A relação era que os EUA tinha é que eles queriam cercar alguns países da América Latina podendo assim extrair muitas de suas riquezas e se tornando casa vez mais uma potencia.
12- Ter um representante em bloco asiático.
13- Viadimir Llich Lenin foi o líder da revolução Russa, e era o maior símbolo do socialismo presente na Alemanha oriental. Por instalar o governo socialista na Alemanha.
14- A imagem 1 representa, o maior símbolo do Capitalismo na época a Coca-Cola, estampada nas varandas de prédios, estabelecendo assim o fim do comando total do socialismo, impondo o capitalismo.
A imagem 2 mostrou realmente e Lênin que seu regime socialista havia acabado com a imagem do fundador sendo levada de helicóptero.
15-
• reforma agrária e fim da propriedade privada da terra;
• extinção de todos os títulos de nobreza;
• desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado;
• nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros;
• criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução;
• instituição do Partido Comunista, o antigo Partido Bolchevique, como único partido do país; o sistema de partido único instalou na Rússia a chamada "ditadura do proletariado", ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores.

Anônimo disse...

Letícia Neres & Pedro Chaves
1-Foi um conflito que aconteceu entre os EUA , esse conflito iniciou-se quando duas potências começaram a tentar influenciar outros países com seus sistemas políticos , econômicos e militares. A união soviética buscava implantar o socialismo em outros países , enquanto o EUA tentava influenciar o capitalismo em outros países.
2-Que a mídia mostrava na guerra fria o governo que era mas exigente de certa forma , e nos EUA a discussão era socialista.
3-
4- Como podemos notar o países está muito mas violento que antigamente e com isso as guerras conseqüentemente serão mas violentas , com foco em mas mortes , e isso explica a também explica a mortalidade de hoje comparada com a de antigamente , que está bem ma evoluída.
5-A partir das pequenas evoluções da guerra fria , poderão ter um grande benefícios , pois foi com esses pequenos avanços que criou a tecnologia , pouca avançada , mas foi só o início , porque com o passar do tempo foram conquistados mas recursos tecnológicos , e com muito mas avanços.
6- A guerra fria tem presente nas mãos o poder do capitalismo e o poder do socialismo, e com isso ela criou a rivalidade de vários países, como por exemplo o EUA e a Alemanha , graças o poder que tem sobre potencias da união soviética.
7- A OTAN foi criada para inicio ao Pacto da Vasórvia. A OTAM também esteve presente no inicio do pacto união soviética , a Albânia, a Alemanha Oriental, a Bulgária, a Tchecoslováquia, a Romênia, a Polônia e a Hungria. Por isso que ela esteve tão presente na época da União soviética.
8- Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
9-Países fundadores do OTAN : Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha .
10- A imagem fez com que a globalização crescesse de um jeito muito extenso.
11-
12-Trazer inovações para os EUA.
13- Lenin foi um guerreiro que lutou contra a morte de sua mãe , que a partir do momento em que ele criou esse conflito de esconder todas as evoluções ocorrida e que ela não esteve presente ele logo criou um ameaça com a Guerra Fria.
14- A evolução da tecnologia, com seu desenvolvimento temos assim o surgimento da empresa da Coca , e varias estruturas novas foram desenvolvidas a partir de um certo tempo.
15-reforma agrária e fim da propriedade privada da terra;
extinção de todos os títulos de nobreza; desapropriação de indústrias, bancos e grandes estabelecimentos comerciais, que passaram para o Estado; nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros; criação do Exército Vermelho, com a finalidade de garantir a Revolução;instituição do Partido Comunista, o antigo Partido Bolchevique, como único partido do país; o sistema de partido único instalou na Rússia a chamada "ditadura do proletariado", ou seja, o governo dirigido pelos trabalhadores.

Brendow Pitta e Lucas Salgado disse...

Trabalho de Geografia I Etapa

1- A Guera Fria foi um disputa entre os Estados Unidos e União Soviética. Onde eles queriam influenciar outros países sobre seus sistemas políticos, econômicos e militares. A União Soviética ela implantava o socialismo, enquanto os Estados Unidos implantava o capitalismo.

2- Os países socialistas propagavam e exibiam a prostituição, a pornografia, o narcotráfico, o desemprego e a corrupção como sintomas típicos da decadência da sociedade capitalista. Enquanto os países capitalistas exibiam propagandas que mostrava misérias e outras coisas sobre os países socialistas.

3- Os investimentos feitos em armas nucleares e pesquisas, que no fim disso tudo não obtiveram muito sucesso e acabou com arruinamento da economia soviética e seu conseqüente fim.

4- Que naquela época o investimento em aramas nucleares e pesquisas foram muito grandes e se houvesse uma 3ª Guerra Mundial eles “Auto se Destruiriam”, por isso na 4° Guerra Mundial eles usariam paus e pedras, pois não teriam mais armas potentes.

5- Vários, a evolução de novas máquinas com maior eficiência, desenvolvimento de novos computadores potentes, robôs entres outros. Já no campo cientifico desenvolveram novos remédios, pesquisas voltadas á ciência e um grande melhoramento na medicina entre outros.

6- Que na Guerra Fria as 2 super potências era os Estados Unidos e a união Soviética, pois eram países desenvolvidos e com armas nucleares e eles “controlavam e influenciavam outros países”. Hoje uma potência desenvolvida são os Estados Unidos, Européia, Canadá, pois são países com dinheiro e outros setores muito bons.

7- A OTAN foi criada com o objetivo de aumentar a relação com os seus aliados. Além de proteger nas guerras. A reação à OTAN a União Soviética criou o pacto de Varsóvia.


8- As ameaças que os Estados Unidos e a Europa Ocidental eram o Terrorismo, que eram inimigos como a Al Qaeda, Proliferação nuclear, que pode ocorrer a qualquer momento por países como o Irã que podem ser aumentados o seu poder nuclear podendo atacar os Estados Unidos, e a pirataria que diminui o lucro dos Estados Unidos.
9- Estados Unidos, Itália, França, Canadá, Bélgica, e Dinamarca. E os países que eram rivais e hoje que são aliados são: Letônia, Lituânia e Rússia.

10- Pois eles queriam mostrar superioridade dos Estados Unidos e instigar as pessoas a consumirem os produtos produzidos la. Para mostrar que os Estados Unidos e seus produtos eram melhores do que dos outros.


11- - A relação era que os Estados Unidos tinham interesse de impedir o Brasil de entrar no regime socialista.

12- Ter um aliado no continente Oriental, isto seria muito bom para eles.


13- O líder mais importante da revolução russa. Realizou diversas medidas destinadas a modificar radicalmente a sociedade russa, visando em conduzi-la no caminho do socialismo.

14- - Foto1: A abertura para o capitalismo, tendo como conseqüência a globalização. Foto2: Essa foto representa a extinção do socialismo, pois seu principal líder estava sendo retirado da sua posição.


15- Sim. Pois achamos este governo ideal para incentivar a igualdade entre as pessoas, distribuindo igualmente as terras, capital entre outras coisas.


Brendow Pitta e Lucas Salgado


Link do Vídeo com Imagens de Guerra:
http://www.youtube.com/watch?v=3pGoRHCCVwU

laurea e emylle disse...

8-Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.
R;)- o terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.
1-Terrorismo:




10-A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.
R;)-Ela mostrou naquela época que os EUA era superior por ter mandado um homem à Lua.A maior intenção dos EUA em mandar um homem à Lua era de mostrar para URSS que era superior à ela, e esse grande acontecimento impulsionou a termos essa grande tecnologia de hoje em dia.

11- Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?

R;)-Os EUA implantou a ditadura militar no Brasil para que o Brasil absolvesse o governo socialista.


12- Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?

R;)-Os EUA ajudou o Japão pois assim o Japão iria ficar endividando com ele e pagaria ajudando os EUA na criação de armas mais potentes para a guerra.

13- Quem foi Lênin e qual o seu papel na revolução Russa?

R;)- Lênin liderou a Revolução Russa de 1917, organizou o primeiro governo revolucionário e implantou as principais medidas destinadas a colocar a Rússia no caminho do socialismo.

14- Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
R;)-Foto 1:A foto da coca-cola está representando o inicio do capitalismo,o inicio de uma nova era de globalização .
Foto 2:Ela representa a derrota do governo socialista, e o novo tempo capitalista.

15- Analise as medidas tomadas por Lênin na implantação do socialismo na URSS . Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
R;)-Algumas não.A falta de liberdade de expressão foi uma marca desse governo,e eu sou contra essa medida,no entanto eu acredito que esse seja um bom governo que ajudou as pessoas a fugir das desigualdades sociais.

jose victor e bernardo reis disse...

9-Bélgica, o Canadá, a Croácia, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos da América.

10- Os Estados Unidos queria se mostrar superior aos outros paises.

emylle e laurea disse...

8° Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.
R;)O terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.
Terrorismo: Uma estratégia política que utiliza de violência para impor sua opinião. Atualmente o grupo terrorista mais conhecido é a Al Qaeda, inimigo dos EUA, sua forma governamental e atitudes diante de certas situações

A proliferação nuclear: Atualmente a possibilidade de um ataque nuclear aos EUA é tão real quanto na época da guerra fria, em razão de diversos interesses do mesmo há a possibilidade de surgimento de qualquer controvérsia entre países.
Com receio de estes ataques ocorrerem o EUA se previne da maneira que pode para evitá-lo


9° De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.
Fundadores da OTAN:
Alemanha, EUA, Reino Unido, Canadá, Noruega, Portugal
Rivais:
Rússia, Finlândia e Cazaquistão



10°A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.
R;)- A imagem feita pelo EUA também teve como objetivo mostrar o poder dele diante daquela situação de disputa com União Soviética, ou seja ,representar que ele havia superado o mesmo , tal imagem foi vista pelo mundo inteiro independente de localização ou partido governamental .

11° Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?------
12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
R; )- Seu principal objetivo era possuir um representante capitalista na região asiática pra fins próprios
13° Quem foi Lênin e qual o seu papel na revolução Russa?
R;)- Lênin foi o líder da Revolução Russa auxiliado por alguns militantes do Partido Bolchevique.Logo depois de assumir o poder eles tentaram estabelecer um governo passageiro para dirigir o país.
14° Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
1°--------- segundo nosso conceito tal imagem representa a globalização e a invasão do mundo capitalista numa saciedade capitalista ,segundo o filme. A Coca-Cola no caso apresentando invadindo e mostrando um lado consumista aquela população.
2°------- já no caso 2 representaria o fim do socialismo, já que um grande nome de todo o contexto do socialismo havia sedo retirado, e a instalação do capitalismo de forma definitiva naquela parte da Alemanha.
15° Analise as medidas tomadas por Lênin na implantação do socialismo na URSS. Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
R;)- De acordo com nosso ponto de vista certas decisões tomadas por Lênin tem suas vantagens entretanto também possui seu lado negativo para quem tem o propósito de adquirir riqueza e aumentar sua fortuna, mas também ajuda na melhoria de vida pra a população mais carente pois grande parte das coisas são divididas entre a sociedade

emylle e laurea disse...

8° Quais seriam os inimigos e ameaças do século 21 que são enfrentados pelos EUA e sua aliada União Européia? Cite e explique os principais exemplos apresentados no texto.
R;)O terrorismo, a proliferação nuclear e a pirataria.
Terrorismo: Uma estratégia política que utiliza de violência para impor sua opinião. Atualmente o grupo terrorista mais conhecido é a Al Qaeda, inimigo dos EUA, sua forma governamental e atitudes diante de certas situações

A proliferação nuclear: Atualmente a possibilidade de um ataque nuclear aos EUA é tão real quanto na época da guerra fria, em razão de diversos interesses do mesmo há a possibilidade de surgimento de qualquer controvérsia entre países.
Com receio de estes ataques ocorrerem o EUA se previne da maneira que pode para evitá-lo


9° De acordo com o mapa, cite 6 países fundadores da OTAN. Cite o nome de 3 países que eram rivais, mas que hoje com o fim da guerra fria se tornaram aliados.
Fundadores da OTAN:
Alemanha, EUA, Reino Unido, Canadá, Noruega, Portugal
Rivais:
Rússia, Finlândia e Cazaquistão



10°A imagem abaixo circulou todo o mundo, foi vista por bilhões de pessoas e tinha a intenção não apenas de divulgar mais um grande feito da humanidade. Explique o simbolismo presente na imagem, que outra intenção era essa e relacione-a com o processo de globalização que veio a se instalar décadas mais tarde.
R;)- A imagem feita pelo EUA também teve como objetivo mostrar o poder dele diante daquela situação de disputa com União Soviética, ou seja ,representar que ele havia superado o mesmo , tal imagem foi vista pelo mundo inteiro independente de localização ou partido governamental .

11° Qual a relação entre a Guerra Fria e a implantação de regimes militares na América Latina (ex: Brasil)?------
12. Qual o interesse estratégico dos EUA no Japão?
R; )- Seu principal objetivo era possuir um representante capitalista na região asiática pra fins próprios
13° Quem foi Lênin e qual o seu papel na revolução Russa?
R;)- Lênin foi o líder da Revolução Russa auxiliado por alguns militantes do Partido Bolchevique.Logo depois de assumir o poder eles tentaram estabelecer um governo passageiro para dirigir o país.
14° Qual a simbologia expressa em cada imagem? Explique que mensagem está sendo transmitida em cada uma delas.
1°--------- segundo nosso conceito tal imagem representa a globalização e a invasão do mundo capitalista numa saciedade capitalista ,segundo o filme. A Coca-Cola no caso apresentando invadindo e mostrando um lado consumista aquela população.
2°------- já no caso 2 representaria o fim do socialismo, já que um grande nome de todo o contexto do socialismo havia sedo retirado, e a instalação do capitalismo de forma definitiva naquela parte da Alemanha.
15° Analise as medidas tomadas por Lênin na implantação do socialismo na URSS. Você concorda com essas medidas? Expresse sua opinião com argumentos.
R;)- De acordo com nosso ponto de vista certas decisões tomadas por Lênin tem suas vantagens entretanto também possui seu lado negativo para quem tem o propósito de adquirir riqueza e aumentar sua fortuna, mas também ajuda na melhoria de vida pra a população mais carente pois grande parte das coisas são divididas entre a sociedade