BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

26 de mai. de 2009

Charge [4]


A charge nos faz refletir no modo exagerado de como o homem vem transformado a natureza para dar lugar ao impulso econômico. O desmatamento dando lugar as atividades agrícolas, as perdas de solo, ao crescimento exagerado das grandes cidades, etc...

Tudo isso se dá na superfícia de uma estreita camada da Terra, com cerca de 50 km chamada crosta terrestre. A parte superficial dela na qual habitamos é aflorada basicamente do solo e rochas expostas.

Na charge percebemos que a crosta está deixando de ser uma camada superficial já que está sendo coberta pela antropização. O cimento e asfalto tomam conta das grandes cidade. É claro que seria impossível cobrir toda a superfície, ou a parte coberta nem é tão significativa assim se compararmos com o total da superfície. Porém gera um impacto muito grande na vida das pessoas das áreas afetadas, reduzindo a infiltração de água no solo por exemplo e acentuando um problema cada vez mais comum nas grandes cidades, as enchentes. Além de reduzir a quantidade de evaporação, alterar a distribuição das chuvas, e etc.

É o homem e sua incrível capacidade de transformar o espaço, de forma as vezes irreversível. E nesse caso, o retorno para nós vem de forma desastrosa.

3 comentários:

Felipe disse...

Massa[shashahsuhasuhuhsauhasuhasuhsauhsa

raffa_saloes disse...

Massa??? Só isso q vc tem a dizer Felipe? Credo, seus comentários ja foram mais significativos.


ihihihihi

raffa_saloes disse...

sim sim... perguntei logo ao povo no começo da aula...

foi legal, terminamos aquele assunto e assistimos um documentário massa... vou postalos aqui no blog, juntamente com os slides da aula...

o teste é terça 2h da tarde, e 3:30 vamos p aula de campo na calpolar (calça jeans, sapato fechado n escorregadio, lanche e 5 reais o pagar o "bus").

Assuntos do teste: capitulo 1 da unidade 2(agentes internos e externos, rochas, intemperismo...)mais cinhecimento dos videos do documentario, mais slides da aula mais as discussões da aula, hehehe...

vlw