BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

17 de mai. de 2009

[9° ANO] Gabarito do simulado


Olá galera, gostaram do simulado??? Estava fácil né?

Vamos lá para as respostas:

1-C, 2-E, 3-A, 4-D, 5-D.


Qualquer dúvida, é só me procurar.


Sucesso, sempre!!!

7 comentários:

Felipe disse...

Professor Rafael reveja a questão número 5,a letra D, fala da hegemonia dos EUA, sendo que o mesmo é sim o ''ator principal'' do cenário mundial,sobre a ultima parte, os EUA, vem sim criando uma monopolaridade mundial, e hoje é bem claro que o USA, esta muitooo acima das outras potencias, tanto europeias, quanto asiáticas.
Gostaria que vc refletisse sobre isso pq eu acho que a alternativa nao ésta incorreta.(também nao é necessario postar o comentário), vlw, realmente acho q estou certo.

raffa_saloes disse...

ahh, postei, toda discussão é sempre valida... hehe

a alternativa D diz:
d) Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.

é meio exagerado falarmos q os EUA controlam e comandam TODOS os países do mundo. a nova ordem mundial é MULTIPOLAR, caracterizada justamente pela presença não de um ou dois centros do poder, mas 3 (EUA, UE e JP).

Economicamente a União Européia já é um forte concorrente dos EUA. Os EUA tbm é muito dependente das exportações e importações com a China, tanto que uma crise na China afetaria gravemente os EUA (como tbm o mundo todo). Isso mostra que não é tão hegemônico assim. a sua hegemonia se da muito no controle dos países mais dependentes, não das grandes potências.

seu padrão cultural exerce grande influencia no mundo, através das suas multinacionais, mas não se esqueça que existem importantes multinacionais européias, japonesas, etc.

Com a guerra fria o consumismo e exagerado era perfeitamente representado pelos EUA com seu AMERCAN AWAY OF LIFE que "todos" os países invejavam, com exceção de varios países, como na Europa que ja tem um modelo cultural e comportamental bem diferente.

enfim, os EUA não reinam absolutos no mundo, e comercio onternacional (tema abordado na questão) é compartilhado tbm por outros países que tem papel importante nas trocas comerciais (China, JP, UE...)

Felipe disse...

Bem, a questão nao esta INCORRETA, ela pode estar exagerada,hoje o padrão de vida americano influencia todo o mundo, sua cultura é copiada por diversas pessoas.Eu marquei a letra A, e já percebi que esta errada, mas a letra B fala:
''A divisão internacional do trabalho influencia no intercambio do comercio mundial''
Se refletissimos um pouco vemos que isso acontece indiretamente.Ou estou errado?
Acho q na questão nos temos duas respostas incorretas, q poderiam ser aceitas.

raffa_saloes disse...

Está certo tbm, pq a divisão internacional vai influenciar intercambio comercial. Q divisão nternacional é essa? É o fato de termos aqueles grupos de países que se especializam em exportar determinados tipos de produtos, como no periodo colonial a DIT era Metropoles exportavam prod manufaturados e as colonias enviavam produtos primários. E até hj existe essa divisão e ela movimenta o comercio mundial, já pensou se todos os países fossem especializados nos mesmos tipos de produtos (primário, industrializados ou de ponta)?

é a divisão internacional do trabalho que vai movimentar o comércio, quem não tem matéria prima importa de quem tem... quem não tem industrialização importa dos países industrializados, e por ai vai...

portanto essa resposta jamais estaria incorreta...

Felipe disse...

Raffel, passar o gabarito para o Savina, so falat vc pra sair o resultado, vlw!

raffa_saloes disse...

oi felipe, quando eu enviei as questões elas ja foram junto com o gabarito, se não sairam ainda minhas notas, deve ser por outros motivos.

Anônimo disse...

Rafa, eu atualizei o meu Blog, ele está bem legal, você vai gostar dos novos assuntos que eu coloquei...

Olhe aí: www.estudandoeseeducando.blogspot.com


Beijos! Bárbara.