BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

20 de abr. de 2009

Charge do dia [2]

O mundo é cada vez mais consumista... somos bombardeados por uma infinidades de marcas e propagandas que nos levam ao consumo desenfreado. Esse modo de vida baseia-se na propagação do American way of life (modo de vida americano) como paradigma a ser seguido. O sonho de todos é consumir o que os norte-americanos consomem e com a intensidade que eles consomem. Se isso fosse possível, a Terra não resistiria.

A identidade nacional é cada vez mais substituída por um multiculturalismo levado intencionalmente pelas grandes marcas multinacionais que tem a missão não simplismente de vender seus produtos a novos mercados consumidores, mas também de levar a influência dos EUA e seu poder hegemônico em âmbitos não apenas econômico mas cultural e social.

Capitalismo = consumismo = felicidade falsa = conformismo

3 comentários:

reegi ~ disse...

continua com acento. Consumimos muitos produtos brasileiros e também estrangeiros. Como o professor Rafael disse (eu prestei atenção na aula :D ), países estrangeiros, como o EUA vendem seu produto caro, porque a produção dele foi cara, enquanto no Brasil produzimos barato, por terem terras boas (grátis), e vendemos barato. Aí o que acontece? Como os EUA as mercadorias são caras, e a população quer economizar dinheiro, eles procuram o maiis barato, ou seja, o Brasil! Então, com isso, os EUA perde, tendo assim que abaixar seus preços para não sair em grandes prejuízos, assim, ocorre uma competição entre os países, que gera o fortalecimento.

reegi ~ disse...

Raffa, o que seria conformismo ?

raffa_saloes disse...

CONFORMISMO: Atitude de quem aceita, sem questionamento, regras e valores sociais estabelecidos.