BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

8 de abr. de 2009

Charge do dia [1]

Reflexão: Quem estaria sendo representado na charge? Qual o impacto do FMI nas pequenas economias?
O FMI funciona exatamente assim: se um país enfrenta dificuldades externas – erosão dos ganhos com exportações, excesso de pagamentos correntes sobre receitas em divisas, fuga de capitais que drenam suas reservas até o ponto do perigo do default – essa tia rica vem com um ajutório temporário, mas sob certos limites e em condições estritas. O socorrido precisa “apenas” se comprometer em implementar determinadas políticas que o farão menos dependente da ajuda externa e permitirão recuperar o equilíbrio de sua conta bancária, isto é, de seu balanço de pagamentos, no caso de um país soberano. E como poderia ser de outra forma?: o FMI foi feito para isso mesmo, ajudar os países membros nas horas amargas. Se não precisar de um dinheirinho extra ou se não desejar se submeter aos “ditames” do FMI, não há problema: basta não pedir ajuda ou devolver o que tomou emprestado, que sua soberania estará inteiramente preservada, como aliás sempre esteve (na medida em que o país ajudado e o FMI decidem, de comum acordo, que tipo de medidas de política econômica implementar e por quanto tempo).
Portanto para pagar essa dívida, o país recorre ao chamado "superávit primário", que é uma economia que o país faz dimunindo os gastos e para ter uma balança comercial positiva. Só que ai para fazer essa economia enxuga-se dinheiro na saúde, enxuga na educação, nos investimentos em infra-estrutura, etc. Esses setores perdem dinheiro ou não recebem mais investimentos para não comprometer o superávit.

12 comentários:

Felipe disse...

-->Estaria sendo representado os países com baixa economia, que não terão condições de pagar a quantia algum tempo depois.
--> Bem, a charge mostra que depois que o dinheiro acabar o país vai ficar em uma situação bem complicada, pq na verdade 10 bilhoes nao sao 10 mil, países com renda baixa mergulharam em dívidas,precisaram recorrer a mais emprestimos, formando um ciclo sem fim, quer dizer, acabam enforcados.

raffa_saloes disse...

É bem por ai mesmo Felipe, e ainda para completar esse circulo vicioso, esses países deixaram de investir em setores primordiais como educação, tecnologia e saúde para economizarem a fim de pagar a dívida com o FMI.
Ficando portanto díficil de elevar seu IDH.

Prof. Raffael

Mundo Fashion disse...

Então Raffa,o FMI não ajuda os países mas sim complica,porque eles não teram como pagar a dívida e assim com os juros a mesma vai aumentando ainda mais.A FMI faz isso para que novamente os países pessam mais emprestimos e assim vira uma bola de neve.

Anônimo disse...

Bem é como Felipe disse, quem está sendo representado são os países com a economia baixissima, que entraram nessa onda de cotas do FMI.
Mas a grande realidade é que o FMI quer poder "ajudar", mas os países de pequenas economias, que pegam os emprestimos, invés de investir em coisas que darão "lucro" para poder economizar e pagar a divida, eles investem em armamentos para ficarem preparados, para quando vier as guerras, e como não conseguem pagar, continuam um certo vinculo vicioso como Raffael disse.


Bárbara *-*

reegi ~ disse...

Como Raffael disse: blá blá blá... Como Felipe disse: blá blá blá... Como O Mundo Fashion disse: blá blá blá... Então, como a própria charge representa, é que os países enforcados, ou seja, atolados em dívidas, gastam ou investem o dinheiro em coisas desnecessárias, ao invés de investir no beem da população, como educação, saúde, abrimento de empresas, para gerar mais trabalhos, enfim, e não fazem isso, os investimentos deles não dão certo e eles acabam pedindo dinheiro a FMI, para poder sair do atolamento, ao sair do atolamento, continuam devendo, a quem ? A FMI. Porque ? Porque a FMI empresta e não doa dineiro. E sendo assim, essas países "burros" ficam sempre com seu IDH baixo.

raffa_saloes disse...

Regi, não é que eles gastam com coisas desnecessárias, mas ficam quase que obrigados a investir na recuperação econômica ao invés de áreas sociais.
Porém esse dinheiro nunca é suficinte para impulsionar significativamente a economia.

reegi ~ disse...

aaaah! mas o que causou isso? porque eles precisavam recuperar sua economia? Porque fizeram investimentos que não deram certo, e se lascaram (não quero dizer, que eles ficam tomando uma cervejinha no bar). se não, com o que eles gastavam dinheiro?

raffa_saloes disse...

é pq regi, as vezes fica parecendo que a ajuda do FMI vai fazer milagres, o q não é assim.

Mundo Fashion disse...

Pois,é como raffa diz,eles não podem investir esse dinheiro como querem,por conta da dívida que eles fizeram com a FMI,assim não se desnvolvendo.

Marta 9 ano
Obs:Eu sou mundo Fashion,é meu blog.É eu esqueci de colocar meu nome.

reegi ~ disse...

Não, não. O FMI empresta pra pelo menos cobrir alguma dívida dos países, mas todas as dívidas são pagas, porque ficaria ainda devendo a FMI, certo ? Ela só empresta não dá!

raffa_saloes disse...

não regi, todas as dívidas não são pagas...

haja dinheiro p quitar todas as dívidas dos países subdesenvolvidos...

geralmente é um dinheiro p regular a economia, atarir investimento estrangeiro, melhorar a imagem do país p capital especulativo, controlar inflação, fazer reservas de dolares, mecher no câmbio, por ai...

reegi ~ disse...

aaaaaaaah! agora eu entendi! Então, eles pegam emprestado o dinheiro, para quitar suas dividas, mas não todas! Mas aí, tem que pagar o FMI depois née?! E tendo que pagar muitos dividas, ele não sobe!