BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

16 de abr. de 2012

[9° ano] A Globalização e os avanços tecnológicos


Foi realizado no dia 13 de Abril de 2012, a culminância do projeto “Os avanços tecnológicos na globalização”, realizado pelos alunos do 9° ano e orientados pelo professor de geografia, Raffael Saloes. O projeto apresenta as inovações tecnológicas que surgem a cada dia no lançamento de novos produtos e que fazem parte do nosso dia-a-dia. Esses avanços são condições imprescindíveis para o processo de globalização, tema trabalhado durante toda a unidade e que norteará os estudos do ano letivo. Foi mostrada evolução nos últimos tempos das mídias, câmeras fotográfica, vídeo-games, máquinas antigas como mimeógrafo, datilografia, de costura, projetores episcópio, toca discos entre outros. Os realizadores esperam transmitir aos espectadores o quanto a globalização interfere no cotidiano, dando como exemplo de que antigamente, para se desfazer de móveis e eletrodomésticos, demoravam-se décadas, e hoje em dia, as pessoas trocam seus amparos tecnológicos com freqüência. Isso é a tecnologia tornando o mundo consumista ao extremo.  
Texto: Victoria Knoeller e Ana Luisa Gomes – 9 ano B   




Atividade: Faça um texto sobre a contribuição do projeto e sua participação no mesmo. Enfoque o papel da globalização nos dias de hoje, a comunicação, os avanços tecnológicos, o papel das multinacionais no consumo de suas marcas e a marginalidade gerada pelo processo.


Post nesse tópico, nos comentários. Não esqueça de por nome e turma.

Fotos do evento:
(Clique para abrir o álbum)
Avanços tecnológicos na globalização

22 comentários:

Natalia Silva - 9º ano B disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Aluna: Natalia P. da Silva
Turma: 9º ano B

A integração dos países do mundo é velha como o próprio homem. A globalização está cada vez mais presente no mundo atual, essa globalização corresponde a essa fase mais avançada do capitalismo, caracterizada pela crescente intensificação das trocas de mercadorias, informações e de pessoas entre os países do mundo.
A globalização são os avanços tecnológicos, nos meios de comunicação, de transporte e de informação. Ela é uma coisa obrigatória para o crescimento de um país. Uma das consequencias da globalização é a integração dos países, os países ficam bem mais ligados, e o mundo se torna uma “aldeia global”, pois o mundo está cada vez mais próximo e parece estar menor, já que podemos descobrir o que acontece do outro lado do mundo em apenas um clique.
As multinacionais contribuem com essa globalização, quando elas abrem empresas em países sub-desenvolvidos, normalmente para ter uma mãe de obra mais barata ou para homogeneizar as culturas, mas acabam por intensificar a globalização.
Como nós do 9º ano estamos aprendendo sobre a globalização, nós fizemos uma feira de tecnologia, no dia 13/04, conseguimos várias coisas antigas e modernas e expomos no pátio do colégio Savina.
Na nossa pequena exposição tinhamos de tudo! Como máquinas de costura (uma de manivela e uma bem mais moderna), tinha uma máquina de datilografar, tinha disquetes, discos, toca-fitas, pen-drives, celulares, videogames (de super-nintendo a nintendo wii), telefones (aquele que coloca o dedo e roda) e tinha notebooks.
Nessa exposição não me pediram para levar nada, mas eu ajudei a arrumar, e fiquei lá durante toda a exposição, teve até uma hora que eu estava perto da máquina de costurar e o publico parou na minha frente esperando eu falar e eu improvisei minha fala. Eu participei indiretamente dessa exposição, mas o que importa é que eu participei ;)

Bia Dutra e Ana Luisa disse...

Foi realizado no dia 13 de Abril de 2012, a culminância do projeto “Os avanços tecnológicos na globalização” O trabalho feito pelo 9° ano com a orientação do professor de geografia Raffael Saloes, possibilitou as pessoas terem uma noção dos avanços tecnológicos. Todos contribuíram e apresentaram determinadas áreas, como evolução dos videogames, televisores, máquinas fotográficas, impressoras, vinis, DVDs, entre outros.
As inovações tecnológicas facilitaram a vida de muitas pessoas, porém, pessoa de baixa renda não tem um acesso tão grande quanto às outras. A tecnologia está presente no dia-a-dia de toda pessoa, fazendo com que o trabalho fique mais prazeroso e fácil como auxilio das máquinas.
A globalização significa um universo de diversidades e tem sido e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso século. A globalização auxilia no crescimento tecnológico, fazendo com que as pessoas possam está cada vez mais ligadas através da internet. As acelerações das comunicações e dos transportes diminuíram as distâncias geográficas, o capital se internacionalizou e rompeu fronteiras. Com os meios de comunicação a distância entre essas pessoas diminuem cada vez mais. Tentando cada vez mais acabar com as diferenças entre as classes sociais.
A globalização tem o seu lado negativo. Muitas pessoas são substituídas por máquinas e muitas vezes essas máquinas geram um lucro muito maior sem precisar gastar tanto. Isso acaba influenciando no crescimento do desemprego.Futuramente as máquinas tomarão conta das fábricas,lojas e qualquer tipo de comércio.


Alunas: Beatriz Dutra e Ana Luisa Gomes. 9 ° B

Nickolas disse...

Cmsp
Aluno : Níckolas Lima Carqueija

Foi realizado no dia 13 de Abril de 2012, o projeto , realizado pelos alunos do 9° ano.
O projeto mostra as inovações tecnológicas que aparecem no nosso dia-a-dia.
Esses avanços são condições imprescindíveis para o processo de globalização,pois podem aparecer a cada uma invenção que pode ser a invenção do milênio , assim a globalização vem inovando mundo.
Foi mostrada evolução nos últimos tempos das mídias, câmeras fotográfica, vídeos-game, máquinas antigas como mimeógrafo, datilografia, de costura, projetores epíscopo, toca discos entre outros.
Isso é a tecnologia tornando o mundo consumista ao extremo, os realizadores esperam transmitir aos espectadores o quanto a globalização interfere no cotidiano.

Lucas e Vitor disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Aluno(s): Lucas Miranda e Victor Alves
Série: 9º B
Data: 20/04/2012

Trabalho de Geografia

O trabalho nos foi bem útil, pois conhecemos mais sobre a evolução da tecnologia que antes não era tão avançada mas já ajudava muitas pessoas, por exemplo, para enviar mensagens para outro países demoravam meses, hoje em apenas um clique você faz isso sem mais complicações. Nossa contribuição no projeto foi trazer eletrodomésticos antigos e novos e apresentar sobre os computares portáteis e episcópio.
Globalização: é um processo que estabelece integração entre os países, tanto social como econômica, ela hoje está num processo muito avançado. Uma coisa dentro da globalização que facilita a comunicação entre as pessoas são as redes sociais, o twitter para as celebridades estabelecerem comunicação com os fãs e para estabelecermos comunicação entre os amigos existe o Facebook e o MSN.

Romulo disse...

C.M.S.P - Aluno: Rômulo Menezes.

O projeto a “globalização e os avanços tecnológicos”, foi realizado no dia 13 de abril de 2012, pelos alunos dos 9 ano do Colégio Madre Savina Petrilli , ministrado pelo professor Raffael Salões. Teve como objetivo apresentar as inovações tecnológicas que surgem cada dia no lançamento de novos produtos que fazem parte do nosso cotidiano.
Podemos dizer que a GLOBALIZAÇÃO é um processo econômico e social que estabelece uma integração sobre diversos países e as pessoas do mundo todo.
A globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim um grande grupo global.
Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.

Joseval Silva Araujo Filho disse...

COLEGIO MADRE SAVINA PETRILLI ALUNO: Joseval
Atividade:

Faça um texto sobre a contribuição do projeto e sua participação no mesmo. Enfoque o papel da globalização nos dias de hoje, a comunicação, os avanços tecnológicos, o papel das multinacionais no consumo de suas marcas e a marginalidade gerada pelo processo.

O projeto de avanço tecnológicos contribuiu para mostrar os avanços que a tecnologia trouxe para a sociedade mostrando o que existia anos atrás e o que existe hoje em dia,e como funcionava cada instrumento, minha contribuição.
Minha contribuição foi fundamental para apresentar sobre utilitários do o projeto apresenta as inovações tecnológicas que surgem a cada dia.Eu apresentei sobre os antigos discos e VHS e utilidades do lar que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Esses avanços são condições imprescindíveis para o processo de globalização ,já que estamos em um mundo de avanços tecnologicamente em desenvolvimento.Foi mostrado epíscopo,vídeo-game e etc.De forma geral tentando mostrar como as pessoas trocam recentemente de aparelhos avançando,demonstrando como funciona cada objeto revivendo a sua época.
O avanço na telecomunicação ajudou e tornou um mundo mais unido, comentado e compartilhado,o processo de globalização é essencial para que evolua novas tecnologias e desenvolva novas formas de vida como por exemplo desenvolvimentos de remédios para combater doenças intransmissíveis,mas que causam grande impacto na vida de alguém.O papel da multinacionais influenciam no desenvolvimentos de países subdesenvolvidos que criam redes de sua empresa nos países e de tal forma revende os produtos de forma mais cara.O desenvolvimentos desses países dependem da economia gerada pelas multinacionais que pagam impostos para manter a empresa no pais.

Anônimo disse...

Trabalho de Beatriz Matos e Jhulia Nogueira. 9º ano B

O trabalho realizado na última sexta-feira, no dia 13 de Abril, enfocou os avanços tecnológicos, falamos sobre os computadores, videogames, telefones/celulares, VHS, DVDs, etc; das suas origens até o dia de hoje.
O projeto foi um aprendizado da atual globalização, em que fizemos uma comparação com os aparelhos que deram origem aos aparelhos da atualidade, com as inconstantes diferenças, como modelos mais atualizados, deixando para trás a tecnologia retardada, amplificando nosso conhecimento.
A globalização é caracterizada pela homogeneização de culturas, onde a troca de informações, mercadorias e fluxos entre os países do mundo em massa global estão crescendo, ficando cada vez mais ampla.
Ela está cada vez mais presente na vida das pessoas, tanto no uso pessoal, quanto no uso de trabalho, a internet é um exemplo muito importante, porque com ela você pode se comunicar com alguém de longe, sem precisar ir lá, saber de notícias, e compartilhar fotos e informações com seus amigos.
As multinacionais estão se expandindo simultaneamente no comércio mundial, elas estão presentes em vários países subdesenvolvidos onde procuram o aumento do capital de suas empresas, através dessas instalações.
A marginalidade está crescente nos dias de hoje, com o avanço tecnológico, muitas pessoas tem acesso à digitalização universal, mas ainda hoje algumas pessoas não possui acesso à isso, e sofrem discriminação, gerando conflitos sociais.

Elízia e Bianca disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Alunas: Elízia Oliveira e Bianca Vivas

Esse projeto nos permitiu conhecer um pouco mais sobre os aparelhos tecnológicos que utilizávamos e sobre os que utilizamos hoje em dia. Agora conhecemos o que precedeu tudo ao que estamos acostumados a utilizar em nosso dia-a-dia, e como cada invenção influenciou nosso cotidiano.
Tudo o que conhecemos começou há anos atrás, com máquinas simples e de utilização complicada, mas, que mesmo assim foi crucial para o processo de globalização em que estamos. Influenciou a expansão das multinacionais pelo mundo.
Mas essa mudança causou grande impacto, principalmente na área da computação, a mais usada nesta década. Nela foi desenvolvida a Internet, uma das maiores evoluções que aconteceu nos tempos modernos. Inventada na Guerra Fria, pelos E.U. A, tinha o tamanho aproximado de uma sala de 7mx10m. Hoje existem computadores que podem ser carregados na mochila do colégio, enquanto a Internet pode ser acessada por celulares.
E, graças a ela (Internet), é possível saber o que está acontecendo do outro lado do mundo, informações circulam de forma instantânea e podem ser vistas por quase todo mundo. É realmente uma grande revolução que levou a globalização a níveis inimagináveis. Seria uma grande mentira dizer que apenas a expansão do capitalismo e das multinacionais foram conseqüências dessa nova era da globalização, pois é muito mais complexo que isso.

jessica andrade disse...

A globalização nos dias atuais
A comunicação digital permite um acesso imediato aos avanços tecnológicos do mundo. Ex: A destruição da floresta amazônica, a luta dos sem-terra a matança de menores no Brasil entre outros. Surgem novas possibilidades para a organização global dos movimentos sociais e de todos os movimentos que lutam por justiça e paz no mundo e pelo meio ambiente. Grupos étnicos marginalizados trocam experiências pela internet. O "Fórum Social Mundial" ganha grande importância hoje nesses grupos principalmente , quando eles vão se relacionarem .
Mas as vantagens estão dentro do alcance de cada um que é variado de pessoa a pessoa, pois muitos povos e pessoas mais pobres não conseguem ter o aceso a globalização. Com a integração global ficamos cientes que culturas, povos e continentes vivem num mundo interdependentes. As opiniões sobre o significado disso variam de crítica radical.
Diante da globalização da economia, os países tendem à formação de mercados regionais: o MERCOSUL, a ALCA, o Nafta, a Comunidade Comum Européia. Aos que entendem da globalização como o fim das barreiras comerciais entre os países e o triunfo da economia de mercado, faz um alerta: a razão econômica não há de sobrepor-se aos direitos humanos. Hoje os blocos econômicos estão cada vez mais unidos pois muitos países importa cada vez mais para pais que faz parte e que não faz parte do seu bloco econômico .
O globo parece menor, as distâncias encurtaram, navega-se pelo mundo a uma velocidade muito grande, visitam-se países e museus, vêm-se filmes e ouve-se música, conhece-se novas pessoas e trata-se de se adaptarem com os meios de comunicação esta cada vez mais próximo das pessoas .

Colégio Madre Savina Petrilli
Jéssica Andrade De A. Rosa 9 ano B

Anônimo disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Alunas: Raiza Paiva e Lara Almeida

O projeto contribuiu para mostrar as pessoas como a tecnologia avançou nos últimos vinte anos. Sendo assim pudemos observar cada etapa desse processo evolutivo que nos mostrou como as tecnologias tiveram um grande avanço nos últimos tempos principalmente os meios de comunicação como a internet e o celular.
Lara mostrou a evolução dos telefones e celulares falando como e quando eles foram criados e o que faziam. Raiza Paiva mostrou mimeografo o que ele fazia e como funcionava e também mostrou a impressora multifuncional.
Quando se pensa em globalização temos a idéia de um mundo unido, e que estamos vivendo todos conectados, isso não significa que todos sejam harmonicamente integrados. Estados, sociedades, pessoas, culturas, mercados, meios de transportes, de comunicação e de informação. E assim a globalização vem tornando seus rumos e trazendo mudanças na tecnologia, na economia, na política, na cultura e também na área logística.
A tecnologia avança a passos largos tornando as barreiras das distâncias menores a cada dia. Os limites técnicos de comunicação estão sendo superados a cada instante, o que não ocorre com a barreira da língua.
As multinacionais levam suas empresas para países subdesenvolvidos para pagar um salário mais baixo do que pagaria em um pais desenvolvido. Hoje em dia o consumo tem sido maior e para as empresas não fazerem um produto para cada pais ou cultura elas acabam homogeneizando os gostos das pessoas, fazendo com que todo mundo consuma o mesmo produto.
As pessoas que não tem acesso aos produtos das multinacionais acabam ficando a margem da globalização e são levadas para o mundo das drogas e do crime.

Ian Ganem e Everton Silva disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Alunos: Ian Ganem e Everton Silva
Série: 9° ano B
Data: 20/04/12
Globalização
O projeto trouxe materiais muito antigos, e também modernos. O projeto nos ajudou a conhecer mais sobre as tecnologias, e nos mostrou o quanto o mundo vem evoluindo. Nós contribuímos no projeto trazendo informação para o publico que por ali passava, carregando equipamentos e fazendo pesquisas sobre materiais mais antigos e sobre os mais modernos.
O projeto visava informar às pessoas que assistiam sobre o processo atual da globalização. Um exemplo está no descarte de utensílios, como os eletrodomésticos. Antigamente, uma pessoa demorava 10 anos para se desfazer de uma geladeira, hoje em dia não demora nem 5 anos. Isso insinua que a globalização traz melhoras como a tecnologia avançada, mas também traz consigo o consumismo excessivo.

Rick e Vitor disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Série: 9°Ano A
Alunos: Rick Dantas e Vitor Aguiar
Professor: Raffael Salloes

O Projeto nos trouxe mais informações sobre a Globalização, pois nos mostrou a evolução dos produtos que eram usados antes e os de hoje. Além disso, teve o incentivo de pesquisarmos mais sobre os produtos, identificar mais como funcionavam e conhecer os avanços da tecnologia em nosso dia-a-dia. A globalização nos dias atuais traz uma grande rapidez nas comunicações, nas noticias e etc. Ela faz com que estejamos mais ligados uns com os outros e com acontecimentos mundiais tornado o mundo em uma “aldeia global”. Com isso os países Subdesenvolvidos vão entrando nesse processo da globalização, pois as empresas vão abrir filiais nestes países e ira crescer o consumo de produtos tecnológicos, fazendo com que estes países venham ficar “uns mais próximos dos outros”, por este processo de globalização. Mais nem todas as pessoas podem participar deste grande processo, pois depende da renda familiar e as maiorias destas pessoas são de países Subdesenvolvidos onde o acesso a tecnologia é precária.

Beatriz Almeida e Fernanda Maia, 9° ano A. disse...

Beatriz Almeida e Fernanda Maia, 9° ano A.
A globalização nada mais é do que o ato de homogeneizar as pessoas de todas as partes do mundo. É ingerir culturas, estilos, hábitos... Enfim, tornar todos os habitantes da Terra pessoas parecidas no jeito de ser. Ela é um processo que ao longo do tempo está “interligando” o mundo, tanto com avanços tecnológicos como na evolução de máquinas no sentido geral, que facilita e melhora a vida das pessoas, que estão envolvidos no mesmo.
Uma das conseqüências da globalização foi o surgimento das multinacionais, que são empresas que se espalham pelo mundo, conseguindo lucros, mão de obra mais barata e impostos reduzidos, com o intuito de levar seus produtos, da mesma maneira para todos os lugares do planeta.
Nesse processo de unificação do mundo, tudo se facilitou na vida das pessoas com a tecnologia, hoje temos: internet mais rápida e barata, máquinas fotográficas com alta qualidade, telefones que nos fornecem vários aplicativos para diversos fins, televisões de altíssima definição, computadores cada vez menores e melhores, meios de armazenamento que guardam grande quantidade de informações em um tamanho reduzido, enfim, tudo para melhorar a qualidade de vida do ser humano.

Larissa Macedo e Thays Martinelli disse...

Larissa Macedo e Thays Martinelli, 9 ano A.
A globalização significa um universo de diversidades e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso século. A ciência tecnológica e a informação são peças fundamentais da vida humana na sociedade global. A globalização favoreceu a convergência universal de valores, por ex .: na organização das nações unidas (ONU). A comunicação digital permite ao terceiro mundo um acesso imediato aos avanços tecnológicos do primeiro mundo. Grupos étnicos marginalizados trocam experiências pela internet.
Aos que entendem a globalização como o fim das barreiras comerciais entre os países e o triunfo da economia de mercado, cabe um alerta: a razão econômica não há de sobrepor-se aos direitos humanos e aos valores cristãos.
O avanço tecnológico e a globalização vêm cada vez mais alterar nosso estilo de vida, nossos hábitos e padrões de comportamento. O uso do computador, internet, fax, telefone celular, notebook, elevador, avião a jato, metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos fazem sentir cada vez mais “dependentes”, pois acostumamos a viver com essas “coisas” de tal modo que pensamos ser impossível a vida sem elas.
Podemos concluir que a globalização é uma consequência inevitável do capitalismo, e um fenômeno que acontece por causa das empresas que montam filiais em outros países e se tornam multinacionais ou transnacionais.
Ela trás com si vários fatores positivos e negativos. Podem ser citados como positivos:
- Avanço da tecnologia
- Avanço da medicina
- Avanço dos meios de transporte, e a ligação dos lugares através deles.
Podem ser citados como negativos:
- Desemprego estrutural
- Enfraquecimento do Estado-Nação.
Além disso, a globalização provoca mudança de muitas coisas no mundo. Ela trás costumes de um determinado lugar do mundo para outro lugar que era totalmente diferente.
Se continuar essa troca de cultura o mundo poderá se tornar totalmente homogêneo, possuindo apenas uma única língua e até uma mesma cultura.

Alicia Catharine e Iandra Prates 9º ano A disse...

No dia 13 de Abril de 2012, foi realizada a culminância do projeto “Os avanços tecnológicos na globalização” O trabalho feito pelo 9° ano com o auxilio do professor Raffael Saloes. Através desse projeto podemos compreender as mudanças que ocorreram no decorrer dos tempos e uma das principais provas delas estão presentes em nosso meio. As inovações tecnológicas nos ajudam na realização de trabalhos, pesquisas e nos relacionar com nossos amigos familiares. Além disso, a globalização auxilia no crescimento tecnológico, fazendo com que as pessoas possam está cada vez mais ligadas através da internet e outros meios de comunicação.
A globalização também está presente nos meios de transporte diminuindo as distâncias, rompendo fronteiras e internacionalizando o capital. Porém existem pessoas que não tem acesso a estes avanços, A nova pobreza globalizada não resulta de falta de recursos humanos ou materiais, mas tão só do desemprego (troca de pessoas por máquinas), da destruição das economias de subsistência e da minimização dos custos salariais à escala mundial, mas estamos tentando cada vez mais acabar com as diferenças entre as classes sociais.
As multinacionais estão se expandindo simultaneamente no comércio mundial, elas estão presentes em vários países subdesenvolvidos onde procuram o aumento do capital de suas empresas, através dessas instalações.

Gabriel e Gustavo disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Serie: 9º Ano A
Alunos: Gabriel Nobre e Gustavo Campos
Prof. Raffael Saloes


A globalização é muito importante para as pessoas e as empresas, com a ajuda da tecnologia tornando os meios de comunicação mais rápidos, práticos e facilitando a interligação entre os povos.
A globalização ajuda no avanço das telecomunicações como o celular, vídeo cassete, o rádio etc. A globalização ajuda também na exportação e importação de produtos manufaturados, com isso faz com que os países desenvolvidos suprem a falta de produtos industrializados nos países subdesenvolvidos.
Com a mão de obra mais baratas nos países subdesenvolvidos faz com que as empresas multinacionais espalhem varias franquias por esses países.

Anna Vitória e Akemi Beatriz disse...

Colegio Madre Savina Petrilli
Alunas : Anna Vitória Rodrigues e Akemi Beatriz
9°ano A Data : 27.04.2012


Foi realizado no dia 13 de Abril de 2012, a culminância do projeto “Os avanços tecnológicos na globalização”, realizado pelos alunos do 9° ano e orientados pelo professor de geografia, Raffael Saloes.

A cada momento a tecnologia esta evoluindo para os nossos benefícios , facilitando a globalização no mundo . Com todo esse processo o desenvolvimento tecnológico vem avançando uma nova fase onde maquinas são trocadas pelo ser Humano para obter maior beneficio na produção de aparelhos de ( transporte , comunicação ) . Com a produção de alguns meios de transportes aéreo , aquáticos e terrestres , as peças são recebidas de outros países que transportam para construir só um equipamento .
Esse projeto foi feito para mostrar as pessoas que a tecnologia esta muito presente no nosso dia a dia , desde um pequeno aparelho de comunicação para um meio de transporte . Antigamente nós usávamos o telegrama como meio de comunicação, já hoje em dia usamos o sms ou uma ligação, com esse processo podemos perceber que a tecnologia transformou o mundo em algo mais rápido.

Icaro e Ghabriel disse...

Avanços tecnológicos
A expansão mundial da economia trouxe como resultado o fenômeno hoje bastante conhecido por “globalização”.
A globalização significa um universo de diversidades e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso dia a dia. A ciência tecnológica e a informação são peças fundamentais da nossa vida e na sociedade global.
A aceleração das comunicações e dos transportes diminuíram as distâncias geográficas, o capital se espalhou por vários países e rompeu fronteiras.
O desenvolvimento de conhecimentos em mecânica, eletrônica, física, química, biologia e outros assuntos traz cada vez mais progressos na aviação, transportes, comunicação, saúde, agricultura e etc. Meta fundamental para os interesses econômicos.
Essas descobertas e inovações trazem também alterações importantes em nossa vida. O avanço tecnológico e a globalização vêm cada vez mais alterar nosso estilo de vida, nossos hábitos e comportamentos. O uso do computador, internet, fax, telefone celular, notebook, elevador, avião, metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos fazem sentir cada vez mais “dependentes”, pois acostumamos a viver com essas “coisas” de maneira que pensamos ser impossível a vida sem elas. Tecnologia é a marca do nosso tempo.

Alunos: Ghabriel Meireles e Icaro Assunção
9º ano A

Ana Clara Ramos 9º ano A disse...

Ana Clara Ramos – 9º ano A
A globalização,é principalmente o avanço social, cultural, econômico, comercial e tecnológico existente nos dias de hoje. E que teve inicio no final do século XX e inicio do século XXI. Foi impulsionado principalmente pela intenção do capitalismo de criar uma aldeia global, expandir-se, e isso conseqüentemente traria muitos benefícios para a sociedade. O processo da globalização mostra como cresce a cada dia a integração entre os países e as pessoas, e mostra também como tem diminuído as barreiras entre a comunicação.
Realizamos um trabalho para entendermos melhor o avanço da globalização como um todo.Para isso, foi necessário levarmos vários objetos, que utilizávamos antigamente, e apesar de termos principalmente aparelhos eletrônicos muito recentes, os que haviam entre os que levamos não pareciam ser tão antigos.
Mas apesar de todo o avanço existente, as vantagens estão fora do alcance de muitos, infelizmente. Os países desenvolvidos têm muito mais a tecnologia, enquanto que os sub-desenvolvidos acabam que marginalizados, se compararmos. Precisamos de uma base melhor de educação sobre o captalismo e globalização, para que haja sempre a igualdade entre os povos para uma melhor comunicação.

Haressa e Ivina disse...

Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.
A globalização tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de idéias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira lingüística.
A globalização, por ser um fenômeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direcionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo atual.
A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História, acelerado pela época dos Descobrimentos. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da SNo geral a globalização é vista por alguns cientistas políticos como o movimento sob o qual se constrói o processo de ampliação da hegemonia econômica, política e cultural ocidental sobre as demais nações. Ou ainda que a globalização é a reinvenção do processo expansionista americano no período pós guerra-fria (esta reinvenção tardaria quase 10 anos para ganhar forma) com a imposição (forçosa ou não) dos modelos políticos (democracia), ideológico (liberalismo, hedonismo e individualismo) e econômico (abertura de mercados e livre competição).
Vale ressaltar que este projeto não é uma criação exclusiva do estado norte-americano e que tampouco atende exclusivamente aos interesses deste mas também é um projeto das empresas, em especial das grandes empresas transnacionais, e governos do mundo inteiro. Neste ponta surge a inter-relação entre a Globalização e o Consenso de Washington.
Conclusão:
Na nossa concepção foi muito interessante participar desse projeto,pudemos perceber como a globalização transformou e inovou as telecomunicações e as tecnologias que utilizamos sem perceber o quanto foi grande essa transformação.
A globalização está ligada em tudo que utilizamos no nosso dia-a dia. A globalização foi um processo brusco e de grande importância, ele transformou e melhorou o espaço em que vivemos.

Manuella e Natalia Casara. disse...

Globalização e seus avanços tecnologicos
No dia 13 de abril, foi realizada a apresentação sobre os avanços tecnológicos. O objetivo foi mostrar como a globalização está presente em nosso dia a dia, influenciando- nos cada vez mais. Nosso papel, neste trabalho, foi mostrar a utilidade do mimeógrafo, e anos depois, sua modernização, que gerou a impressora.
O avanço tecnológico facilitou ainda mais o nosso cotidiano, deixando tudo mais prático, rápido e eficaz. Como, por exemplo, o desenvolvimento dos meios de transportes, que tornou os lugares mais ‘’próximos ‘’, permitindo maior exportação e importação de mercadorias, havendo uma integração comercial e efetiva, como também nos meios de comunicação. Além desses avanços, as multinacionais apresentam enorme papel na globalização, onde essas empresas se instalam em países que tem maior beneficio para as mesmas procurando: Mão de obra barata, leis trabalhistas menos rígidas, matéria prima com custo reduzido e um maior mercado consumidor.
Porém, essas inovações não são possíveis em todo o mundo, que é o caso do “Abismo digital”, marginalizando esses países, sobretudo os subdesenvolvidos, causando uma desigualdade social e tecnológica.

Anônimo disse...

Colégio Madre Savina Petrilli
Aluno: Adrian Ranier e Kaylon Pereira
No dia 13 de abril nós alunos do 9º ano, retratamos o papel do avanço tecnológico na vida do ser humano. Nesse projeto nós discutimos sobre a globalização que de forma direta ou indireta, motiva ou facilita o acesso de informações e de transportes que nós utilizamos e o que nós utilizamos de produto no nosso dia-a-dia. A globalização nada mais é que um avanço do sistema capitalista, sendo caracterizada pela intensa troca de mercadorias, de transportes e de informações. No pico dessa fase “a globalização” vem nos ajudando e fortalecendo a troca de mercadorias e de informações entre o mundo atual, ou seja, os mercados exteriores estão se fortalecendo e se motivando com a rapidez e agilidade dos transportes de mercadorias (aviões, caminhões, navios cargueiros). Hoje uma pessoa no Brasil pode se comunicar com outra pessoa fora do Brasil, por exemplo, na China e no Japão, são intensificadas as trocas de informações e de mercadorias, pela devida produção de boa parte dos produtos que nos rondam o mundo, como por exemplo, a produção de produtos eletrônicos, bonecos, artigos de casa (oriental), produção de carros como Honda e Toyota que são considerados ótimos carros. No mundo intelectual que nos permitem visualizar e receber informações, nós termos a internet como a principal motivadora, por exemplo, as redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter entre outras redes. Também existem as linhas telefônicas que com o avanço do capitalismo vem sendo intensificadas, as operadoras atuais estão diminuindo o valor das ligações o que desenvolve e expande mais ainda as comunicações mundiais e o mercado exterior.