BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

02/10/2012

[6° ano] Cartografia

Clique nos links das apresentações, leia, e responda as questões a seguir:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/oquee.swf

1. Destaque a mais completa definição de cartografia.
2. Comente sobre sua função principal e como ela é utilizada no nosso dia-a-dia.
3. Que necessidade estimulou a criação de um sistema de coordenadas geográfica?
4. De acordo com a animação do 4° slide, explique como funciona esse conjunto de linhas.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/historia.swf

5. Como surgiu a cartografia e de que forma ela era utilizada?
6. De acordo com o ultimo slide dessa seção explique os avanços e novas técnicas empregadas na cartografia.
7. Qual o mapa mais antigo já encontrado? Como ele era e o que representava?
8. Cite uma contribuição de cada um dos personagens históricos: Erastótenes e Ptolomeu.
9. O que aconteceu com a cartografia durante a Idade Média?
10. Qual a importância da cartografia nos séculos XV e XVI?


http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf

11. De acordo com os slides 1 ao 4, leia e tente compreender com funciona o GPS. Escreva o que você entendeu.

Agora pratique com os jogos abaixo:

Rosa dos ventos:
http://edumed.no.sapo.pt/JogoRosVen.htm
Coordenadas Geográficas
http://edumed.no.sapo.pt/JogoCooGeo.htm
Paralelos
http://edumed.no.sapo.pt/JogoCirPol.htm

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