BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

6 de nov. de 2009

Anamorfoses

São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica, representações em que as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando.

Em Geografia usamos essa técnica para representar cartograficamente temas e visualizá-los de forma diferente da habitual. A superfície de cada espaço cartografado vai mudar proporcionalmente segundo uma determinada variável. Os dados estatísticos, normalmente aplicados nessa transformação, são os de população, PIB, exportação de produtos manufaturados, mortalidade, etc.
A cartografia por anamorfose é um instrumento interessante para as análises comparativas e é também “um documento de comunicação e não uma representação do mundo real” (Langlois Denain, 1996).
Vejamos exemplos:

Anamorfose indicando os investimentos em pesquisa de acordo com cada país:


Anamorfose indicando o PIB das nações:


O mapa ABAIXO traz uma anamorfose que representa uma projeção da população do mundo para o ano 2025, em que o tamanho de cada país é proporcional à população:


6 comentários:

Anônimo disse...

q saco, essas duas anamorfoses cairam na minha prova e eu n sabia

Carolina Dalla Vecchia disse...

Ótima postagem, me ajudou bastante com o trabalho. Esta bem explicado e resumido. ;)

Cristiano Suski disse...

muito boa a postagem, voce está de parabéns, pois encontrei tudo o que precisava para meu trabalho !

Bianca disse...

Putz mano, eu e minha amiga nos matando pra achar o treco pro trabalho, e tava tudo resumido e fácil aqui, ótimo blog! Parabéns!

Magda disse...

Oi Rafael, sou Profª de Geo tambem mais sou do interior de São Paulo e estava procurando algo para eu montar minhas aulas e vi seu blog...Achei muito interessante...Queria me informar se você não poderia me disponibilizar os slides e os videos que contem no blog.Pois toda vez que tento procurar algo para passar para as crianças só acho coisas que são difíceis para eles entenderem e gostei muito dos seus videos e slide.
Se você poder te mando meu email ok
Esperei sua resposta.
T+
Ass: Magda

raffa_saloes disse...

oi Magda, esqueceu de deixar seu endereço de email, heheh.

Pode usar o meterial a vontade, vc tem uma conta no slidshare e youtube? Seria bom vc criar pq ai vc pode baixar o material que gostar, tenho algumas coisas la em minha conta.

Qualquer duvida é só falar. Vamos trocar experiências.

Abraço, Raffael.