BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

9 de jun. de 2009

[9° Ano] Avaliação da II unidade

Atividade Avaliativa de Geografia – II Unidade


O tempo da avaliação foi alterado, ele se encerra as 15:30.

Instruções:
Ø Leia atentamente as questões.
Ø Abra uma pagina do Word e coloque as respostas lá.
Ø Salve o arquivo com seu nome logo no momento em que abrir o Word.
Ø Colsulte apenas os sites indicados pelo professor.
Ø Para evitar perda da atividade em uma eventual queda do sistema, salve o arquivo a cada pergunta respondida.

Ø Ao fim da atividade, copie suas respostas do Word e cole-ás na caixa de comentário no fim da postagem (postar comentário). Não esqueça de por o nome.


1. De acordo com a figura caracterize os limites representados pelos números e suas conseqüências mais diretas.



2. Observando a distribuição dos focos de terremotos no mundo, que conclusão direta podemos observar?


3. Responda Verdadeiro ou Falso, as alternativas que estiverem falsas deverão ser corrigidas.

___As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas convergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
___As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as rochas de maior resistência.
___O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às depressões.

4. Observe a imagem e leia uma notícia publicada no jornal “Gazeta do Povo” em 17 de agosto de 2005:

JAPÃO ENFRENTA TERREMOTO DE 7,2 GRAUS
Sendai, Japão – O norte do Japão foi sacudido ontem de manhã por um terremoto de 7,2 graus na escala Richter, um dos mais violentos da última década, mas que causou mais pânico do que prejuízos ... Em 1995, um tremor de 7,3 graus na escala Richter devastou a cidade de Kobe, matando 6,4 mil pessoas.
Desta vez, o Japão teve sorte: o epicentro foi registrado no Oceano Pacífico, a dezenas de quilômetros da costa. Depois de 18 minutos, houve um pequeno tsunami, que aumentou em 10 centímetros o nível da água na região, e sete tremores secundários moderados. O tremor principal foi sentido em três quartos do arquipélago. A região mais afetada foi a cidade de Sendai, onde o teto de um complexo esportivo caiu sobre as piscinas, ferindo 26 pessoas. (...)








a) Por que no Japão e áreas vizinhas ocorrem constantes tremores de terra?

b) Qual a relação entre um terremoto e uma tsunami?

c) Qual a relação entre um arco de ilhas e a movimentação das placas?

5. Assista os videos abaixo e responda:
- o que está sendo representado, quais as placas envolvidas no processo e quais as alterações produzidas por elas.

Video 1
R:

Video 2
R:

6. Caracterize uma zona de subducção indicando em qual limite de placas se encontra.

7. Observe a figura abaixo e responda:



a) De acordo com a direção, qual o movimento realizado pelas placas tectônicas? Explique detalhadamente o processo ilustrado acima com suas conseqüências.

b) O núcleo da Terra se encontra a temperaturas altíssimas, mas ainda assim permanece em estado sólido, por quê?

c) Explique com suas palavras a diferença entre a teoria da deriva dos continentes e a da tectônica de placas.


Sucesso.
Prof. Raffael Saloes

27 comentários:

Tayrone B Costa Fonseca disse...

1- 1.transformante, no movimento trasnformante ocorre como consequência a deformação do relevo de contato, formação de falhas e atividades sísmicas .
2.divergente, no movimento divergente acontece o afastamento de placas, formação de dorsais oceânicos, formação de rift valley, formação de ilhas, atividades sísmicas e vulcanismo.
3.convergente, no movimento convergente acontece a colisão entre placas, subdocçao de placas, formação de ilhas, formação de montanhas continentais, atividades sísmicas, vulcanismos e maremotos.

2- Que o índice de terremotos e maior nas proximidades das bordas das placas, pois com o diferentes tipos de atritos ocasiona abalos sísmicos e outras características, como a formação de montanhas etc.

3-
V
V
F

4- A) Porque o local em q ele esta localizado na crosta terrestre, se posiciona em cima ou na beira de uma placa tectônica.
B)o terremoto são abalos sísmicos que tem seu epicentro concentrado na parte da terra , já a tsunami é quando acontece um terremoto no agua ou o epicentro do abalo sísmico se localiza na parte oceânica.
C) um arco de ilhas se localiza quase sempre ou sempre na borda das placas que possuem um atrito convergente e que quando uma ilha uma parte da placa sobe a outra desce que e chamado de subducçao.

5- No vídeo 1 a limite convergente das placas ocasiona o levantamento do solo dando origem a cordilheira dos andes.
No vídeo 2, mostra a formação do oceano com o afastamento das placas, que se preenche com aguas originadas de outras localidades que deslocam para la.

6- A zona de subducçao acontece no limite das placas que se movimentam convergentemente, e q a placa mais pesada desce e se derrete.
7- A)movimento convergente, no movimento convergente a placa mais velha e pais pesada, tende a descer e com isso se da origem a fossas maritimicas.

B) a pressão atimosferica e tamanha q faz com que o núcleo não se dissolva com as outras camadas da terra.

C)a teoria da deria se dava como característica que com o movimento giratório da terra e com o movimento das mares possibilitaria o movimento eu deriva dos continente, já a teoria de tectônica de placas, é a que defende a base de estarmos sobre placas tectônicas que se movimentam sobre magma que se movimenta por correntes de convecção, através do calor intenso do magma ele se movimenta do centro pra os lados fazendo movimentos circulatórios.

Letty 9ºanoo disse...

Respostas Letty

1-
1-Transformantes- São as placas que estão deslizando e rocando uma na outra e que podem causar Deslizamentos naturais, falhas no relevo ou atividades sísmicas (terremotos).
2-Divergentes- São as placas que estão se afastando umas das outras formando rift valley’s, vulcões, formação de ilhas e terremotos.
3-Convergentes- São as placas que estão se chocando ao longo do tempo e que podem acontecer fortes colisões entre as placas, formação de fossas - ilhas ou alguns maremotos.

2-
Podemos tomar a conclusão que a maioria se não quase todos os terremotos mostrados no mapa estão localizados na borda das placas tectônicas pois é ai que ocorrem as movimentações tectônicas.

3-
Verdadeira
Verdadeira
Falso:
“O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às depressões.”
O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo.

4-
a)Por que essas regiões estão situadas em meio a varias placas tectônicas que se movimentam muito, causando danos.
b)A relação é que os dois são causados pelo movimento das placas tectônicas. Só que um acontece na superfície terrestre e o outro debaixo d’agua, mas ambos trazem consigo muita destruição e devastação.
c) Os arcos de ilhas podem e são formados pelos movimentos das placas.

5-
Video1:
Resposta- Esse vídeo está tratando da placa tectônica Sul-americana e que mostra talvez um movimento convergente entre uma placa oceânica com outra placa continental.
Video2:
Resposta- Esse vídeo nos mostra um movimento divergente em que a Placa Arábica esta se afastando da Placa Africana e em cerca de anos vai existir nesse meio não mais terra nem continentes e sim um mar.

6-
A zona de subducção é o nome que se dá nas áreas de convergência entre as placas., aonde uma delas entra embaixo da outra.

7-
a)Convergente-Esse é o movimento em que as placas estão se chocando e nesse caso formando uma cordilheira.
b)Porque os componentes existentes no núcleo terrestre não derretem e continuam quentes em estado solido.
c)A deriva era uma teoria em que todos os países estavam juntos e a das placas tectônicas é que com o tempo tudo se separou e para cada local tem uma placa tectônica que se movimenta.

Booa sorte p mim!

amanda karpinski disse...

1-
1 transformante – deslizamento ou limites transformantes. Formações de ilhas etc.
2 divergente – movimento de separação entres as placas. Formação de oceanos etc.
3 convergente - – caracteriza por ser um movimento de colisão entre as placas, assim fazendo acontecer, os terremotos e etc. ... continental – continental, Oceânica – continental, oceânica – oceânica. Maremotos etc..

2- a intensidade dos terremotos aumenta cada vez mais, trazendo muita destruição, mortes, e que eles estão por todas as partes, as vezes sentidos por nos e as vezes só pelos radares.
3- (v)
(v)
(f) Vulcanismo é a ação em que ocorre a erupção, as placas tectônicas em baixo da terra se separam e abrem espaço para a lava sair

4- a) porque o Japão este localizado próximo a falha de placas tectônicas...
b) a relação é que são ondas de tremores, terremoto: em terra, tsunami ou (maremoto): em mar, oceano.
c) a movimentação das placas que fazem que surgem novas ilhas.


5- V¹- convergente - as placas tectônicas; as placas convergentes;
V²- divergente – as placas tectonicas; as placas transformantes;

6- uma area de convergencia de placas tectonicas onde uma das placas desliza para debaixo do outra


7- a)-
b) apesar de ser um liquido super aquecido e extremamente viscoso, mais com as forças dos terremotos, faz que ela fique solida.
c) antes os continentes era juntos, mais com a força das placas tectônicas, se separam;para descobrir isso, eles observaram que existiam fosseis e minerais, de um pais em outro.


Aluna: Amanda Karpinski Brandão

Anônimo disse...

Aluno – Leonardo Pereira Damasio

Respostas
1-A figura 1 mostra as placas deslizando, a 2 mostra a crosta oceânica em expansão e a 3 mostra a foça que é acontecimento do movimento de placas
2- Os lugares mais freqüentes de se ocorrerem terremotos são mas nas bordas das placas tectônicas.
3-V , F, V
.As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as rochas de menor resistência
4-a)Pois estão situadas nas bordas das placas tectônicas
b)Quando os terremotos ocorre no oceano as ondas aumentam formando tsunamis
c)Quando ocorrem terremotos nos arcos de ilhas eles pode se move ou desaparecer com a invasão de água sobre ela
5-Está representando o movimento divergente que acontece quando uma placa se separa da outra,esta é a placa arábica,as conseqüências são formação de ilhas,formações de dorsais oceânicos,formações de rift valley
6-Quando uma placa desliza para debaixo da outra,induz o vulcanismo e as maiores zonas de convecção encontra-se no oceano pacifico, na costa oeste da America do sul e na America do norte
7-a)Movimento convergente oceânico-continental onde a placa oceânica sempre ira descer,com a formação de ilhas,vulcanismos e etc.
b) pois possui propriedades semelhantes aos líquidos o que impede a propagação das ondas Sonoras.
c)Pois as lacas tectônicas se encaixam perfeitamente formando um só continente chamado de pangeia.

João Marcos Cardeal Pereira 9º ano disse...

Colégio Madre Savina Petrilli 9º ano
Aluno: João Marcos Cardeal Pereira

Resposta das questões:

Questão 1
Crosta Oceânica (1~2): A crosta oceânica tem uma espessura de 5 a 10 km. As placas tectónicas ficam abaixo da crosta oceânica assim quando se movimentam ocorre tsunames e terremotos.

Questão 2
Podemos concluir que o choque entre as placas tectônicas que ocorrem os tremores, que também são conhecidos como abalos sísmicos. Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência).

Questão 3
(VERDADEIRA) As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas convergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
(VERDADEIRA) As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as rochas de maior resistência
(FALSA) O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às depressões.
Correção: Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.

Questão 4
A) Pois as ilhas japonesas estão situadas bem próximo ao intervalo de placas tectônicas. Assim causando tremor constantemente.
B) Quando a um abalo sísmico (abalo de placas tectônicas) uma placa sobe e desce assim causando movimentação na terra tendo assim terremotos e tsunami. Quando há um tremor de terra as águas começam se movimentar de forma muito forte assim gerando enormes ondas.
C) a relação é que são ondas de tremores, terremoto: em terra, tsunami ou (maremoto): em mar, oceano.

Questão 5
As alterações são por que elas se afastam uma da outra.

Questão 6
Subducção - ocorre onde duas placas de espessura semelhante entram em contato entre si.

Questão 7
A) Processo divergente. Pois a alta temperatura abre crateras assim cada vez mais aumentando essa cratera separando uma parte de terra.
B) Pois existe uma camada líquida que serve como campo magnético para o núcleo
C) Essa questão eu não entendi.

Abração Raffa’ vê se me passa bllz ? kkkk’

Byanca Sampaio Lima Pitta 9 º ano disse...

Respostas do Teste de Geografia


1- O primeiro é Transformante, suas conseqüências são: os deslizamentos naturais, formação de falhas, atividades sísmicas e deformação do relevo de contato. O segundo é Divergente suas consequências são: afastamento de placas, formação de ilhas e vulcanismo. O terceiro é Convergente, suas consequências são: colisão entre placas, maremotos, subducção de placas e vulcanismo.

2- Que nesses locais estão situadas camadas interna da crosta e também ocorre à movimentação de placas, então irão ocorrer tremores na terra por causa de algumas falhas existentes em alguns países.

3- (V)
(V)
(F) Vulcanismo é quando não há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaças.

4-
(a) Pois esses países têm as suas terras com falhas, como força de resistência da rocha menor do que é nela aplicada.

(b) Que os terremotos são deslizamentos de terras e o tsunami é o deslocamento de um grande volume de corpo de água. Os dois provocam destruição de pessoas e cidades.

(c) Arco de ilhas é um conjunto de ilhas, na sua maior parte de origem vulcânica, que se distinguem num ou mais alinhamentos curvos com a convexidade em geral voltada para o mar alto. Os movimentos das placas são devidos as correntes de convecção que ocorrem na atenosfera.

5-
(a) O afastamento das Terras. Placa Oceânica e Continental. Que elas vão se chocar e com isso irá causar subducção.

6- É uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. Encontra-se na Placa de Nazca e Sul Americana.

7- (a) Movimento Convergente. Está ocorrendo a subducção de placas e o vulcanismo.

(b) Porque ocorre a pressão.

(c) A teoria da Deriva está ligada aos conhecimentos da natureza e a teoria das Placas Tectônicas como a Terra está dividida nessas placas.

Byanca Sampaio Lima Pitta 9º ano

Anônimo disse...

Aluno_ Gabriel Rosário santos

Respostas
1-A figura 1 mostra o deslizamento das placas , a 2 mostra a crosta oceânica em expansão , e a 3 mostra a fossa que é conseqüência desses acontecimentos.
2- Os lugares mais atingidos por terremotos são os lugares que se situam na beira da placa tectônica .
3-v,f,v.
As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as rochas de menor resistência.
4-a) Pois se situa na borda de placas tectônicas .
b) Quando ocorre um terremoto dentro do oceano , a placa se movimenta fazendo com que a o tamanho das ondas se aumente formando os marremotos.
c) Quando acontecem tremores perto dos arcos de ilhas elas podem se movimentar ou mesmo desaparecer em meio do oceano.
5-Esta mostrando o movimento divergente que acontece quando as placas se separam ,a placa representada é a placa Arábica, as conseqüências são afastamento de placas , surgimento de dorsais oceânicas , formação de ilhas, formação de rift valley , atividades sísmicas , vulcanismo.
6-Uma placa desliza para debaixo de outra, induz o vulcanismo, ocorrem no oceano pacifico, America do norte e na costa oeste da America do sul.
7-a)Movimento convergente oceânica continental,onde a placa oceânica sempre desce,as conseqüências são formação de fossas ,formação de ilhas , vulcanismo , atividades sísmicas,.
b)Pois possuem propriedades semelhantes aos líquidos que impede a propagação de ondas sonoras.
c)As placas tectônicas se encaixam perfeitamente formando um só continente chamado pangeia .

Anônimo disse...

Aluna : kaila lima brito

1- 1 limite transformante suas conseqüências são os deslizamentos naturais, formação de relevo e de falhas
1- 2 limite de placa divergentes suas conseqüências são o movimento de separação de placas, rift valley, formação de ilhas, vulcanismo
1- 3 limite de placa convergente suas conseqüências são os maremotos, formação de ilhas, vulcanismo, etc

2 – que a região da Ásia, Japão e etc, é onde mais se localizam os terremotos

3 – V, V , F

4 – a) porque a região esta localizada na junção de duas placas tectônicas que, está fortemente sujeita a tremores de terra e à atividade vulcânica.

b) terremoto são tremores passageiros e bruscos que abalam a superfície da terra, que tem intensidade e duração variável, já o tsunami é uma onda gigante ou uma série de ondas que se deslocam do oceano em direção a praia causando muita destruição devido a sua força . a relação é que os dois atingem primeiro a superfície da terra, e causando muita destruição .

c) as duas tem movimento nas placas

5 – video 1

o que esta acontecendo é o movimento convergente,formação de ilhas e vucanismo

5 – video 2

o que esta acontecendo é o movimento divergente, a separação de placas

6 – a área de convergência, uma vai para baixo da outra

7 – a) movimento divergente, primeiro ocorre a fusão pacial, depois, a fusão de magmas básicos, depois a expanção da crosta oceânica .

b) por causa da pressão que é muito alta

c) são teorias que mostram que os continentes se encaixavam e que eles se movimentam através da litosfera .

Anônimo disse...

1-convergente , divergente, e transformante. onde as placas se encontram, e a mais fraca escorrega ficando a baixo da mais forte.
2- o terremoto trazem muitas desgraças, mortes e deixam pessoas desabrigadas.
3- v,f- as dobra se formam a depender do clima , v.
4-a- A localização do japão o coloca sobre varias placas tectonicas, e isso causa terremoto quase constantemente.
b- as placas tectonicas , quando ocorre terremoto é porque as placas tectonicas então no solo e quando há tsunamis é porque as placas tectonicas então no oceano.
c-
5- 1- as placas tectonicas, as placas convergentes, equilibrar.
2- as placas tectonicas, as placas transformantes , transformar.
6- uma are de convergencia de placas tectonicas onde uma das placas desliza para debaixo da outra.
7: -----

By : Cindy Costa :*

Livia Souza disse...

Aluna: Lívia Souza Ribeiro Sena de Oliveira
9º Ano
Respostas:

1º - 1 Transformante: Deslizamentos ou limites transformantes
2 Placa Divergente: Afastamento, limites divergentes ou cristas em expansão
3 Placa Convergente: Convergência e zona de subducção

2º - Podemos observar que a cada encontro das placas haverá terremotos

3º - 1 – Verdadeiro
2 – Verdadeiro
3 – Falso, Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário.
4º - A) - Conclusão é que a cada dia aumenta os terremotos por conta das placas que acabam se afastando e porque a localização do Japão o coloca sobre várias falhas tectônicas, e isso causa tremores quase constantemente
B) - Terremoto ocorre na terra (solo) e tsunami e uma ou mais ondas causadas por um terremoto no fundo do mar
C) – Arco de ilhas são conjunto de ilhas, na sua maior parte de origem vulcânica, que se distinguem num ou mais alinhamentos curvos com a convexidade em geral voltada para o mar alto e a tectônica de placas é uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre
5º - 1 Vídeo: Mostra o movimento divergente que afasta as placas como se fosse botar para fora toda aquela lava que a em baixo das placas
2 Vídeo: Mostra o oceano em movimento e as placas se movimentando como se fosse um grande tsunami e formação de ilhas
6º - Uma are de convergências de placas tectônicas onde uma das placas desliza para debaixo da outra

Felipe Maciel disse...

1-1-Transformantes- as placas que deslizam uma em outra e que podem acontecer falhas no relevo 2-Divergentes- as placas se afastam umas em outras formando vales, e causando terremotos.
3-Convergentes- as placas que se chocam e podem formar de fossas - ilhas
2-
quase todos os terremotos do mapa ficam na ponta das placas pois é ai que as movimentações acontecem

3-Certo
Certo
Errado:
O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo.

4-
a) essas regiões estão no meio de um placa que se movimentam
b)É que os dois são causados pelo movimento das placas tectônicas.
c) Os arcos de ilhas são formados pelo movimentos de placas.

5-
Video1o vídeo fala da placa tectônica Sul-americana com o movimento convergente
Video2: o vídeo mostra um movimento divergente da Placa Arábica se afastando e vai virar um mar.

6-
A zona de subducção é a área de convergência entre as placas., aonde uma delasse infiltra e se funde na outra.

7-
a)Convergente- é o movimento das placas que se chocame nesse caso formando uma cordilheira.
b)Por causa os componentes existentes no núcleo
c)A deriva em que todos os países estavam juntos e a das placas tectônicas é que tudop ta separado em placas

gabriel nobre disse...

ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA
1ª Questão:
(R) 1.Limite transformantes tem como conseqüência os abalos sísmicos não havendo conseqüência para crosta terrestres.
(R) 2.Limite de placa divergente tem como conseqüência a movimentação das placas em direções e sentidos opostos ocorrendo adição de material magmático nesse ponto da crosta terrestre.
(R) 3.Limite de placa convergente grande instabilidade sísmica e as vezes também o aparecimento de fendas inter–tectônicas tornando possível o extravasamento de lava para o meio esterno.

2ª. Questão:
(R).O que vem acontecendo em nosso mundo hoje e por causa das placas tectônicas por que onde mais acontece são nos lugares onde e o começo das placas devido a isso acontece os terremotos ou tsunami.

3ª. Questão
V
V
V
4ª. Questão
a)por que o Japão e localizado sobre varias falhas tectônicas
b)tsunami são terremotos que acontece no fundo do mar,terremotos são tremores que abalão a superfície da terra e a relação entre ambos e que eles ocorrem abaixo da superfície
c)o arco e as movimentação das placas tem formações vulcânicas
5.Vídeo 1.
R:como surgiu todos os vulcões ,placa argentina.

Vídeo 2.
R:o vídeo dois esta representando o afastamento das placas tectônicas quando surgiu a água,placa africana.
6.(R)cordilheiras dos Andes, placa Sul Americana
aluno:gabriel nobre

lucas vidigal disse...

(1)-Limite placa 1 – limite transformante –deslizamento natural (contato conservativo), deformação do relevo de contato, formação de falhas e atividades sísmicas

Placa 2 – limites divergentes – afastamento de placas(contato construtivo – aumento o assoalho oceânico), formação dos dorsais oceânicos(zona de agregação), formação de rift valley (vale de afundamento), formação de ilhas, atividades sismaticas,vulcanismo.

Placa 3- limites convergentes – colisão entre placas,(contato destrutivo), subducçaode placas, formação de fossas oceânicas, formação de ilhas, formação de montanhas continentais, atividades sismaticas, vulcanismo, maremotos(tsunamis).


(2)- que as áreas onde ocorre mais terremoto e próximo ao mar, maior ocorrência e encima da África e na Ásia.

(3)-. F V F

(4)- (A)-pois a área onde fica o Japão tem rachaduras

(B)- o tsunami ocorre através de um terremoto que ocorre embaixo do mar.

(C)- os arcos se formam com o movimento das placas


(5)- -1 vídeo fala sobre a “dança dos continentes” quando a água ferve realiza um movimento de subida por ser mais leve. Movimento convergente

-2 vídeos movimento divergente-O surgimento das placas e seu conseqüente afastamento são devidos ao conectividade do manto


(6)- É o nome que se dá a uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma destas se infiltra debaixo da
Outra, de acordo com a teoria da tectônica de placas-é uma área de convergência onde uma infiltra e se solda na outra


(7)-
(A)- convergente
(B)- por causa dos componentes
(C)-



ALUNO: LUCAS VIDIGAL RIBEIRO
PROFESSOR: RAFFAEL

COLEGIO MADRE SAVINA PETRILLI

yatham_yamauchi disse...

Yasuhiro yamauchi


RESPOSTA DO TESTE

1.primeira figura transformante: as placas tectônicas deslizam e roçam uma pela outra, não havendo geralmente nem destruição nem criação de crosta.
Segunda figura divergente: é o nome dado a grandes cadeias alimentares de montanha submersa no oceano, que se origina do afastamento das placas tectônicas.
Terceira figura convergente: com o movimento convergente a varias conseqüência como: colisão entre placas, subducçao de placas, formações de fossas oceânicas, formação de ilhas, etc.
2.Que o maior índice de terremotos são nas pontas das placas.
3.verdadeiro, verdadeiro, falso.
4. a) porque eles estão nas pontas da placa de Filipinas e da placa do pacifico.
b) Tsunami: e uma serie de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de água.
Terremoto: são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre.
c)
5.placa arábica e placa de nazca.
7. a) movimento convergente. Porque uma placa esta subindo e a mais velha esta descendo. As conseqüência são criações de montanhas.

v disse...

Aluno: Vitor lima santos
Atividade avaliativa
1°:
1->limite transformante: estas deslizam e roçam uma pela outra
2->limite de placa divergente: movem em direções e sentidos opostos, sendo assim, há adição de material magmático à crosta terrestre neste ponto.
3->limite de placa convergente : consequência de movimentos convergentes horizontais , é quando as placas se chocam
2°:
Os locais onde acontecem os terremotos são nas bordas das placas tectônicas.
3°:
-v
-f, as dobras se formam a depender do clima tem rochas que ficam ao ar livre e outra que ficam no mar.
-V
4:
A:
Isto é devido ao fato de o Japão se situar bem próximo as bordas de placas tectônicas. as placas, devido aos movimentos que acontecem no interior do planeta entre diversas substâncias, esfregam entre si.
B:
Tsunami e uma conseqüência do tremor de terras (terremotos)

c) a movimentação das placas que fazem que surgem novas ilhas.

5-V¹- convergente - as placas tectônicas; as placas convergentes;
V²- divergente – as placas tectonicas; as placas transformantes;

6- uma área de convergência de placas tectônicas onde uma das placas desliza para debaixo do outra


7- a)-
b) apesar de ser um liquido super aquecido e extremamente viscoso, mais com as forças dos terremotos, faz que ela fique solida.
c) antes o continente era junto, mais com a força das placas tectônicas, se separam; para descobrir isso, eles observaram que existiam fosseis e minerais, de um pais em outro.

Felipe Guimaraes neves disse...

1-
1 transformante – deslizamento ou limites transformantes. Formações de ilhas etc.
2 divergente – movimento de separação entres as placas. Formação de oceanos etc.
3 convergente - – caracteriza por ser um movimento de colisão entre as placas, assim fazendo acontecer, os terremotos e etc. ... continental – continental, Oceânica – continental, oceânica – oceânica. Maremotos etc..

2- a intensidade dos terremotos aumenta cada vez mais, trazendo muita destruição, mortes, e que eles estão por todas as partes, as vezes sentidos por nos e as vezes só pelos radares.
3- (v)
(v)
(f) Vulcanismo é a ação em que ocorre a erupção, as placas tectônicas em baixo da terra se separam e abrem espaço para a lava sair

4- a) porque o Japão este localizado próximo a falha de placas tectônicas...
b) a relação é que são ondas de tremores, terremoto: em terra, tsunami ou (maremoto): em mar, oceano.
c) a movimentação das placas que fazem que surgem novas ilhas.


5- V¹- convergente - as placas tectônicas; as placas convergentes;
V²- divergente – as placas tectonicas; as placas transformantes;

6- uma area de convergencia de placas tectonicas onde uma das placas desliza para debaixo do outra


7- a)-
b) apesar de ser um liquido super aquecido e extremamente viscoso, mais com as forças dos terremotos, faz que ela fique solida.
c) antes os continentes era juntos, mais com a força das placas tectônicas, se separam;para descobrir isso, eles observaram que existiam fosseis e minerais, de um pais em outro.

obs: desculpe pelo atraso, teve um pani no sistema do meeu pc tive qe resolver correndo ;D

Jeniffer Torres disse...

1-
1 transformante – deslizamento ou limites transformantes. Formações de ilhas etc.
2 divergente – movimento de separação entres as placas. Formação de oceanos etc.
3 convergente - – caracteriza por ser um movimento de colisão entre as placas, assim fazendo acontecer, os terremotos e etc. ... continental – continental, Oceânica – continental, oceânica – oceânica. Maremotos etc..

2- a intensidade dos terremotos aumenta cada vez mais, trazendo muita destruição, mortes, e que eles estão por todas as partes, as vezes sentidos por nos e as vezes só pelos radares.
3- (v)
(v)
(f) Vulcanismo é a ação em que ocorre a erupção, as placas tectônicas em baixo da terra se separam e abrem espaço para a lava sair

4- a) porque o Japão este localizado próximo a falha de placas tectônicas...
b) a relação é que são ondas de tremores, terremoto: em terra, tsunami ou (maremoto): em mar, oceano.
c) a movimentação das placas que fazem que surgem novas ilhas.


5- V¹- convergente - as placas tectônicas; as placas convergentes;
V²- divergente – as placas tectonicas; as placas transformantes;

6- uma area de convergencia de placas tectonicas onde uma das placas desliza para debaixo do outra


7- a)-
b) apesar de ser um liquido super aquecido e extremamente viscoso, mais com as forças dos terremotos, faz que ela fique solida.
c) antes os continentes era juntos, mais com a força das placas tectônicas, se separam;para descobrir isso, eles observaram que existiam fosseis e minerais, de um pais em outro.


obs: estava mandando de lan house e foi por isso qe demoro :D

Gabriel Alves Santos D' andrade disse...

1-
1-trasformante
2-Divergente
3-convergente

2-que a mais terremotos nas bordas das placas

3-a)v
B) v
C)f

4-a¬) A localização do Japão o coloca sobre várias falhas tectônicas, e isso causa tremores quase constantemente.
b) Terremotos são tremores de terra causados pelo deslocamento de placas tectônicas sobre o magma (núcleo do planeta). Quando acontece uma "trombada" entre duas placas acontece o tremor, e, quando isso acontece no fundo do oceano esse tremor provoca ondas gigantes que denominamos tsunamis.
c)- A litosfera se movimenta sobre a astenosfera. A litosfera por sua vez é dividida por placas ( denominadas placas tectônicas) e estas deslizam por causa das correntes de convecção no interior da terra tais movimentações permitiram as formações dos continentes a partir do PANGEIA, continente que existiu há 225 milhões de anos atrás durante a e era mezozoica.

5- 1) Mostra o movimento convergente das placas tectônicas
Vídeo 2:
R: mostra o movimento divergente das lacas tectônicas




6- uma zona de subducção é um limite convergente onde 2 o placas tectônicas colidem. As placas são grandes , dessas massas na crosta da terra, a litosfera, que flutuam encima da rocha liquefeita na astenosfera , eles estão constantemente mudando e movendo-se então, quando elas afundão uma empurra para debaixo da outra.


7-São os componentes que apresentam nele (convergente)

b) Porque ocorre a pressão nele

c) A teoria da Deriva está ligada aos conhecimentos da natureza e a teoria das Placas Tectônicas como a Terra está dividida nessas placas.

Anônimo disse...

Amanda B. Maciel
Rafa, o outro ta incompleto, corrigi esse ae :)


1. 1º Limite transformante suas conseqüências são: Deslizamentos naturais, deformação do relevo de contato, formação de falhas. 2º Limite Divergente, conseqüências:Afastamento de placas, formação dos dorsais oceânicos, atividades sísmicas e etc. 3º limite convergente , consequências: Colisão entre placas, subducção de placas, formação de ilhas e etc.


2. São fenômenos relacionados diretamente com as placas tectônicas e a localização de seus encontros. As placas são como imensas peças de um grande quebra-cabeça que ao se atritarem provocam tremores na superfície terrestre.

3. Verdadeira, Verdadeira , Falsa. Resposta certa: Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.

4. A- O Japão está situado no chamado Círculo de fogo do Pacífico, região localizada na junção de duas placas tectônicas e que, portanto, está fortemente sujeita a tremores de terra e à atividade vulcânica

B- Um terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas e os tsunamis são provocados por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos

C- Colisão entre duas placas oceânicas gera um arco de ilhas.



6 . O Oceano Pacífico é antigo e já está diminuindo em ambos os lados, o que poderá resultar na colisão da Ásia com as Américas.

7. C- Que a teoria da deriva continental não passou de uma curiosidade que não trouxe muitas conseqüências, então tornou-se parte de uma teoria maior, a teoria das placas tectônicas.

Mariana Gomes disse...

Madre Savina Petrilli
Aluna: Mariana Gomes Negrão Roza

1º) 1-Limite transformante. Limite transformante são aquelas que deslizam e roçam uma na outra.
2- Limite de placa divergente . Limite de placa divergente é aquela que movem em direções e sentidos opostos, sendo a adição de material magmático á crosta terrestre neste ponto.
3- Limite de placa convergente. É quando as placas se chocam, consequência de movimentos convergentes horizontais, é quando as placas se chocam.

2ªHá mais terremotos nas bordas das placas.
3ª a)verdadeiro
b)verdadeiro
c)falso-terremotos
4ª a)O Japão ele fica bem próximo da borda das placas tectônicas . Por isso devido a essas placas os movimentos que acontecem no interior do planeta entre diversas substâncias , essa s deslizam entre si.
b)A relação é que o tsunami é causado pelo tremor de terras, ou seja quando há terremoto.
c)Quando as placas se chocam elas liberam magma que sobe e formam ilhas vulcânicas.
5ª 1-R: Mostra o movimento convergente das placas tectônicas. 2- Mostra o movimento divergente das placas tectônicas.
6ªNas áreas convergentes.
7ªa)Componentes que apresentam nele(convergentes).
b)Por que ocorre uma pressão nele.
c) Teoria da deriva está ligada aos conhecimentos da natureza e a teoria das placas tectônicas e como a terra está dividida nessas placas.

Vanessa Figueiredo disse...

Vanessa Figueiredo Porto

Atividade avaliativa:


1)Na primeira imagem mostra o processo Transformante: que é o deslizamento das placas. A segunda imagem é o processo Divergente: que acontece o afastamento das placas. E a terceira imagem é o processo Convergente: que é quando as placas se afastam.

2)Os locais onde acontecem os tremores estão localizados nas bordas das placas tectônicas.

3) V
V
F-são os terremotos, que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às depressões.

Questão 4

a)Pois o Japão está citado entre duas placas tectônicas, alem de ser uma ilha com muitos vulcões, favorecendo as atividades dos terremotos.

b)Os terremotos são tremores de terra causados pelo deslocamento e uma placa tectônica sobre o núcleo, já a Tsunami são ondas causadas por terremotos no fundo do mar.

c)As duas são responsáveis pela pelo resfriamento do magma, que é gerado dos vulcões

Questão 5:

Vídeo 1:
R: Mostra o movimento convergente das placas tectônicas
Vídeo 2:
R: mostra o movimento divergente das placas tectônicas

6)Nas áreas Convergentes

Questão 7:

a) São os componentes que apresentam nele (convergente)

b) Porque ocorre a pressão nele

c) A teoria da Deriva está ligada aos conhecimentos da natureza e a teoria das Placas Tectônicas como a Terra está dividida nessas placas.

ramon disse...

1) 1- limite transformante 2-limite de placa divergente 3-limite de placa convergentes
2) Que o índice de terremotos são localizados nas bordas das placas tectônicas
3) V ,V,F
4) a) por causa da localização que o Japão se encontra entre diversas placas sendo mais fácil os terremotos naquela região como num centro de focos no qual o epicentro nesse caso e o Japão
b) pois ambos são devido ao choque de placas tectônicas
c) que com a afasta mento de placas podendo criar ilhas
5) a) Oceania continental com a placa de nazca e com a placa sul americana podendo causar fossas oceânicas , montanha e cordilheiras vulcanismo ...
b) e a formação de oceano pela atividades dorsais causando zonas de agreçao
6) Uma zona de subducção é uma área de convergência de placas tectónicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra
7) a) Oceania continental as placas se chocaram e assim uma desceu e podendo causar uma erupção
b) por canta da pressão das outras camadas que exercem pressão sobre o núcleo
c) o fato da teoria da deriva fala que a terra se separo por conta de terremotos devido aquela época já a de tectônicas placas fala q foi por conta de movimentos convexos do magma e da água
ass : RAMON VIEIRA CRUZ

Anônimo disse...

Colegio Madre Savina Petrilli
Data: 01/06/11
Maryana Moreira Sousa
Teste de Geografia

QUESTÃO 1
1. Trasformante: As placas tectônicas deslizam e roçam uma pela outra. Não à destruição nem criação só transformação(pequenos enrrugamentos e tremores) da crosta a mais famosa é a falha de Santo André.
2. Divergente: Caracteriza pelo movimento de separação das placas. Causa "rift valley", dorsais oceânicos, formação de ilhas e tem como atividade sísmica a formação de vulcanismo.
3.Convergente: Caracteriza pelo movimento de colisão entre duas placas. Causa subdução de placa, formação de fossas oceanicas, ilhas montanhas continentais e tem como atividade sismica o vulcanismo e maremotos.

QUESTÃO 2
A maioria dos focos de terremotos no mundo estão entre placas tectonicas, pois acontece terremotos quanto há um movimento nas placas.Ou seja, algumas atividades sismicas como o terremoto acontece graças ao movimento das placas.
QUESTÃO 3
1.Falso. As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas divergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
2.Verdadeiro.
3. Falso. O vulcanismo é o fenômeno exógenas que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas não dá origem às depressoes.

QUESTÃO 4.
a) Pois o Japão e áreas vizinhas estão localizados muito proximos de uma placa tectônica que está se colitindo. Placa das Filipinas.
b) Quando uma placa tectonica se movimenta no oceano, acontecerá um terremoto. E quando isso acontece o mar se agita e forma uma grande onda que irá se quebrar quando chegar a suferficie de algum continente, se chamando de onda superficial. Ou seja, o terremoto no oceano causará um tsunami.
c) Os arcos de ilhas vem na sua maior parte de origem vulcânica, que se distinguem num ou mais alinhamentos curvos com a convexidade em geral voltada para o mar alto. E as atividades vulcanicas vem do movimento das placas tectônicas.
QUESTÃO 5.
1.As placas convergentes. Está mostrando uma atividade sísmica(vulcanismo) que tratá como conseguecia na paisagem uma montanha.
2.As placas divergentes. Está mostrando um afastamento das placas tectonicas que iram abrir e formar um rift valley que poderá ou não criar um novo oceano.
QUESTÃO 6.
É uma área de convergencia de placas tectônicas. O movimento nas placas provoca o levantamento de grande massa fazendo montanhas, como a cordilheira dos Andes, geralmente as zonas de subdução são propricias ao vulcanismo.
QUESTÃO 7.
a)Movimento de colisão(placa de nazca x placa sul americana / placa oceanica x placa continental). A placa do oceano e a placa continental se chocam e sobem fazendo um vulcão, já que dois corpos não ocupa lugar no espaço, muito menos três:duas placas, e o magma dentro da terra que vai subir.
b)O núcleo interno da Terra é sólido porque, apesar das imensas temperaturas, está sujeito a pressões muito elevadas.
c) A teoria da placa tectonica é a conseguencia da teoria de deriva. Já que uma falou que os continentes já foram juntos e o outro mostra por que se separaran.

Vinicius Almeida Ferraz Ribeiro disse...

1-Questão:
1- Limite de placa Transformante: Deslizamento
2- Limite de placa Divergente: Afastamento
3- Limite de placa Convergente: Colisão, Soerguimento

2-Questão:
R- Porque os terremotos acontecem próximo das grandes cordilheiras.
3-Questão:
F- As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas divergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
V
F- O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às montanhas.
4-Questão:
a) Porque onde o Japão é localizado tem muitas placas tectônicas que se movimentam e com isso elas produzem ondas vibratórias que se espalham em várias direções, causando terremotos constantemente.
b) Quando o terremoto acontece no mar da origem ao tsunami.

c) A formação de Ilhas é conseqüência do movimento divergentes que se originam do afastamento das placas tectônicas.

5-Questão:
R-Movimento convergentes das placas oceânica-continental, as alterações e que a água do mar entra em contato com o magma e formam rochas .
R- Formação do oceano pelas atividades das dorsais onde forma uma dorsal meso-oceânica.
6-Questão:
R- Placa Convergente onde há colisão ou suergimento.
7- Questão:
a- Movimento Convergente, onde a água do mar entra em contato com o magma e forma rochas.
b- Porque é formado de Níquel e ferro e encontra-se em uma temperatura de 4800C.
c- Porque a verdadeira esteiras rolantes submarinas são responsáveis pelo movimento das placas tectônicas.

Patty disse...

SAVINA PETRILLI 9° ANO
DATA: 01/06/11 PROF: RAFFAEL SALOES
ALUNA: PATTRYCIA DA SILVA PATÊS

RESPOSTAS DA ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA

1)
1-limite de placa transformante. Consequências: deslizamentos de placas, deformação do relevo de contato, formação de falhas.
2- limite de placa divergente. Consequências: afastamento de placas, formação dos dorsais oceânicos, formação de rift valley.
3- limite de placa convergente. Consequências: colisão entre placas, subducção de placas, formação de fossas oceânicas, vulcanismo, formação de montanhas continentais.
2)
Que a maioria dos focos de terremotos estão localizados nas bordas das placas tectônicas, onde ocorre o encontro das mesmas.
3)
(F) As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas convergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
(V)As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as rochas de maior resistência.
(F) O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às depressões.
1- As correntes de convecção são responsáveis pelo deslocamento das placas convergentes, transformantes ou divergentes que, quando se chocam, dão origem às falhas ou aos dobramentos.
3- O vulcanismo é o fenômeno endógeno que ocorre no interior das placas tectônicas, atua na formação do relevo, mas só dá origem às montanhas que se constroem por si própria.
4)
a- Pois se localizam nas bordas das placas tectônicas, onde acontecem constantes tremores pelo fato das placas se encontrarem com as outras.
b- Que quando as placas se chocam entre si produz ondas vibratórias que se espalham em várias direções ocorrendo o terremoto, mas se acontecer em uma placa oceânica ocorre um tsunami.
c- Pois com a movimentação das placas pode ocorrer a formação de ilhas, no caso do movimento convergente e divergente que as dorsas oceânicas podem formar um grande arco de ilhas, onde uma existe no Japão
5)
Vídeo 1:
R: Mostra o movimento convergente das placas tectônicas, onde tem uma oceânica e outra continental, a oceânica está indo para o manto(descendo) por causa da zona de subducção e a continental subindo formando a cordilheira de montanhas e vulcão pela zona de subducção que propicia a formação dos mesmos.
Vídeo 2:
R: mostra o movimento divergente das p lacas tectônicas, onde ocorre a formação de oceano pela atividade dorsal oceânica

6) Acontece no limite convergente e se caracteriza por puxar a placa que esta coligindo com outra, no caso as placas oceânicas, que desce voltando para o manto.
7)
a- Movimento convergente. Onde temos uma placa oceânica com uma continental, e a placa oceânica desce pela zona de subducção de volta para o manto, no entanto, a placa continental sobe formando uma grande cadeia de montanhas no caso a cordilheira dos Andes, também vulcões que são propícios na zona de subducção.
b- Pois o núcleo interno está sendo comprimido pelas outras camadas da terra e essa força de compressão é tão grande que não permite que ele se disperse, mesmo com a altíssima temperatura.
c- Pois a teoria da deriva dos continentes dizia que havia originalmente uma única massa continental, a Pangéia, que era cercada por um único oceano, o Pantalassa e a teoria das placas tectônicas foi um avanço na tecnologia que resultou da teoria de wegenee da descoberta da expansão do fundo do mar , onde dizia que a crosta terrestre estava flutuando sobre um substrato pastoso: a astenosfera e o magma.

raffa_saloes disse...

ANA BEATRIZ LUZ SOARES
9 ANO ATIVIDADE AVALIATIVA DE GEOGRAFIA
01.06.2011

Questão 1
1-Limite transformante. Deslizamentos naturais, formação de falhas,deformação do relevo...
2-Limite Divergente .Afastamento de placas,formação de rift valley,formação de ilhas ,atividades sísmicas,vulcanismo...
3-Limite convergente.Colisão entre placas,subducção de placas,vulcanismo ,atividades sísmicas,maremotos ...

Questão 2
Há mais terremotos onde estão localizadas as bordas das placas tectônicas

Questão 3
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso.Os vulcões são fenômenos geográficos que chega a superfície através do magma e entra em erupção causando grandes danos.

Questão 4
a)Pois o Japão está situado na borda das placas tectônicas.
b)Os terremotos causam tremores e esses tremores quando são no mar geram ondas pois o mar ficará agitado e dependendo da intensidade as ondas podem ser completamente destrutivas mais até que os terremotos em alguns países.
c)Quando as placas se chocam uma vai descer causando uma subducção isso vai fazer com que suba magma.Esse magma vai se solidificando formando ilhas vulcânicas.
Questão5
Vídeo 1- Alguns continentes se juntando,limite convergente(placa oceânica e continental),subducçao da placa oceânica.
Vídeo 2-Limites de divergência ,placa Africana,o afastamento.

Questão 6
Uma zona de subducção é a placa de nazca e a sul-americana.Elas se chocam ,a placa de nazca desce que é mais leve.

Questão 7
a)Convergência.A placa oceânica se choca com a placa continental isso vai causar a subducção da placa oceânica por ser mais leve e elevação da placa continental.
b)Por causa da pressão .
c)Tectônica de placas flutuava sobre a astenosfera.Rochas das laterais oceânicas eram mais velhas do que a do centro.

01/06/11 15:13

raffa_saloes disse...

Paula Amorim 9° ano Obs: Raffa desculpe ter demorado pq o pc daqui de casa travou




1) 1- Limites de placas transformantes (deslizamento das placas).Consequências: pequenos enrugamentos.
2- Limites de placas divergentes (afastamento das placas tectônicas)/ Consequências : Rift, oceano, dorsal.
3- Limites de placas convergentes (choque ou junção de um placa com outra)/Consequências: formação de montanhas, fossas, etc.



2) Os terremotos são sentidos nas bordas das placas tectônicas, um exemplo é o Japão que fica na borda de uma placa.

3) a) Verdadeiro -
b) Falso: As dobras se formam quando as pressões verticais atuam sobre as placas de maior resistência.
c) Falso: O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre nas superfícies, atua na formação do relevo.

4) a) O Japão está situado entre 2 placa tectônica o que faz essa região sentir a consequência dos movimentos das placas (tsunami e terremoto).
b) Os terremotos são tremores que abalam a crosta continental já a tsunami é causado por terremotos no fundo do mar aumentando a velocidade e intensidade das ondas . Relação: ambas são formadas por tremores que surgem do movimento das placas tectônicas.
c) Percebemos que arco de ilhas é encontrado entre placas tectônicas. O que explica isso é o resfriamento do magma (que sai das falhas que existem entre as placas) que com o “empilhamento” desse magma verticalmente resfriado dão formação ás ilhas.

5) 1° vídeo: Convergência entra crosta oceânica e continental> Continental: Suberguer / Oceânica: Subdcção.
2° vídeo: Mostra as ondas de convecção fazendo com que as placas se rompessem(sendo que muito tempo atrás era uma só placa, Pangéia). Fenômeno de divergência. Onde ocorre o afastamento das placas, conseqüentemente o afastamento de regiões continentais, passando a ser ocupado pela água oceânica.

6) A zona de subducção é quando a placa tectônica “desce” sendo “alimentado” pelo magma. Ex: Placa Pacífica e EuroAsiática.

7) a) Nessa imagem mostra o choque (convergência) da crosta continental com a oceânica onde a oceânica desce sendo alimentada então pelo magma, já a continental se subegue formando vulcões, pois o magma sobe e se armazena nesse vulcão que entrará em erupção a qualquer momento.
b) Por conta da pressão.
c) Deriva dos continentes: fatores naturais
Placas tectônicas: como a terra se divide nessas placas

01/06/11 16:03