A “guerra espacial” era uma espécie de efeito colateral da “guerra fria” entre o capitalismo americano e o socialismo soviético, na metade do século passado. Foi o presidente John Kennedy quem turbinou o programa espacial dos EUA, colocando como questão de honra vencer os soviéticos nesse campo. E conseguiu.
À época, a extinta União Soviética e os Estados Unidos travavam uma batalha silenciosa para saber qual nação levaria o primeiro ser humano à Lua. Os norte-americanos venceram a disputa em 1969, com o “pisão” inaugural de Neil Armstrong no satélite natural da Terra, mas nos oito anos anteriores, os soviéticos sempre estiveram à frente - inclusive no lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 1957.
Os Estados Unidos só levariam o primeiro homem ao espaço alguns meses mais tarde, durante a viagem de Alan Shepard no voo da Freedom 7, em 5 de maio de 1961. Porém somente em 7 de fevereiro de 1962, durante a missão Friendship, com John Glenn, o país teve seu primeiro astronauta completando uma volta inteira ao redor do planeta. Ambos os feitos fizeram parte do Projeto Mercury, da agência espacial norte-americana (Nasa).
Com a proeza de Gagarin, os soviéticos confirmaram seu pioneirismo no espaço: haviam lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik, em 1957, e, no mesmo ano, colocaram em órbita o primeiro ser vivo: a cadela Laika. A Vostok-1 foi precedida por dois vôos não tripulados conhecidos como Korabl-Sputnik-4 e Korabl-Sputnik-5, que usaram a nave Vostok para testes.
Gagarin virou um herói soviético após retornar ao planeta que ele observou - pela primeira vez - de fora. Foi poupado de outras missões pelo medo de um acidente encerrar a vida de um dos principais ícones soviéticos durante a Guerra Fria.
Ironicamente, o temor se justificou em 28 de maio de 1968, quando em um acidente ainda envolto em mistério, Gagarin morreu durante testes em um avião MiG.
O Google prestou homenagem nesta terça-feira ao astronauta russo Yuri Gagárin, 50 anos após o primeiro vôo tripulado ao espaço, substituindo o logo da homepage por sua imagem e um foguete que decola quando o cursor é acionado. Num estilo iconográfico, recordando os cartazes da era soviética, o Google substituiu o primeiro "O" do nome do grupo por uma foto de Gagárin com seu capacete espacial e o outro "O", pelo globo terrestre.
Fonte:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/04/ha-50-anos-homem-chegava-ao-espaco-pela-primeira-vez.html
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/infograficos/chegada-do-primeiro-homem-ao-espaco-completa-50-anos.html
http://www.blogdomax.com.br/a-terra-e-azul-yuri-gagarin
Nenhum comentário:
Postar um comentário