BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

3 de nov. de 2011

[9° ano] Conflitos mundiais - Atividade

Folha de São Paulo:

“Pode-se ainda considerar como um "foco" a questão da xenofobia do Eixo Norte em relação aos habitantes do Eixo Sul que têm lá sua vida, como os braceiros mexicanos no sul dos EUA, a Flórida com os latinos (inclusive os brasileiros), a França com os africanos, a Alemanha com o movimento dos skin heads. O chamado Eixo Norte chama esta população de "Novos Bárbaros".
Definição de Foco de Tensão, adotada pelo World Priorities, instituto independente americano: "...um conflito deve ser caracterizado como guerra quando envolve um ou mais governos e causa mais de mil mortes por ano ..."
Disponível em:

Qual o papel da Geografia no estudo do espaço?
Por que é tão difícil difundir a cultura da paz?
É do instinto humano criar conflitos?
Qual o papel das religiões nesse cenário? Seria correto generalizar os fiéis ou apenas os fundamentalistas?
Por que existe tanta aversão à cultura ocidental por parte do islã?
Será que vivemos mesmo uma evolução, ou um retrocesso por meio do avanço das desigualdades?


Construa uma redação analisando os questionamentos acima e a discussão do tema "Focos de tensão". Você terá tempo suficiente para consultar as fontes necessárias, ler sobre o assunto e relembrar das discussões em sala.

Estruture bem o seu texto. Explore os subtemas xenofobia, fundamentalismo, separatismo e recursos naturais.



Digite o texto no word, fonte 12, margens 2,5. Com essas configurações o mínimo são de 20 linhas. Depois copiem do word e colem nos comentários desse post. Quem não conseguir me envia por email, ou em último caso, entrega amanha na aula.

Prazo para terminar: 17 horas (façam com calma, se enriqueçam sobre o assunto).

Sucesso.
Raffael Saloes.