BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

28 de set. de 2009

A Astronomia na Idade Média


A Idade Média faz parte de uma divisão esquemática da História da Europa. Teria se iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, século XV. Enquanto a Europa estava na escuridão e com dificuldades de sustentar um posicionamento cientifico, o mundo árabe realizava grandes avanços.
A questão chave que vai atravessar todo o pensamento filosófico medieval é a harmonização de duas esferas; "a fé" e "a razão". O pensamento de Agostinho (século V) reconhecia a importância do conhecimento, mas defendia uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta última venha restaurar a condição decaída da razão humana.
Qual o nosso lugar no universo? Estamos em uma posição privilegiada? Somos o centro disso tudo? Atores ou meros figurantes?
Dentre os fatos que marcam a astronomia durante a idade média, está o embate entre os que acreditavam no geocentrismo de um lado, e do outro os defensores do heliocentrismo. O geocentrismo, aceito pela igreja na época, era comprovado basicamente na fé. A falta de um aparato tecnológico dificultava qualquer certeza a algum posicionamento.Apesar de ser tratado como um período onde a ciência vivia distante da luz, a invenção do telescópio entre outras coisas, trouxe grandes avanços no campo da astronomia e influenciou na definição do nosso lugar no cosmo.

3 de set. de 2009

Meio Ambiente em crise, quem é o culpado?

"Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim".

E o culpado disso tudo? Será o sistema?