BEM VINDOS!

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

25 de ago. de 2009

Atividades com o Google earth

Navegando no Google earth:

1. O Google earth funciona através de um sistema de banco de dados de imagens de satélites e fotografias aéreas. Viaje para a coordenada 15 14 50 S, 40 13 27 W. Ela mostra o limite entre uma imagem de satélite e uma fotográfica aérea (aerofotogamétrica). Descreva quais seriam as diferenças entre os dois tipos de imagens, resolução e possíveis utilizações.

2. Observando a natureza através do programa:
Sabemos que o homem é um modificador do espaço, e transforma as paisagens de acordo com seus interesses. Um exemplo grande dessa transformação na natureza está na coordenada: 25 07 00 N, 55 07 55 E. Fique a uma altitude pelo menos 2km e descreva as modificações.

3. Voe até 25 13 09 N, 55 09 50 E, e ponha a altitude do campo de visão em 10 km. E ai o que você vê?

4. Viaje até 15 23 07 S, 40 09 45 W, e ponha a altitude em 11km. O que aconteceu com a vegetação original de nossa região?
Diminua a altitude para 1,5km. Pesquise no Google o que é e para que serve a mata ciliar, e depois compare com a imagem que você vê. Redija suas conclusões.

5. O espaço urbano também é uma das análises da geografia. O que pode-se perceber quanto a essa organização no ponto 22 58 51 S, 43 11 43 W. a uma altitude do campo de visão de 750m?

7. Na coordenada 12°31'0.62"S 53° 0'15.06"W identifique o tipo de vegetação e situação de preservação.

8. Descreva o que pode ser observado na imagem
22°51'21.41''S 43°11'48.90''W.

9. Voe até o ponto 36°18'55.28"N 112°45'22.67"W, trata-se de uma das grandes obras naturais, o Grand Canyon. Visualize a uma altitude de 77 km, e depois aproxime até menos de 2 km. Qual a sensação de visualizar essa grande obra da natureza? Circule pelos seus vales e de preferência incline o ângulo de observação. Anote também qual a diferença de altitude (elevação) entre o leito do rio e o topo (bordas) do cânion.

10. Descreva o fenômeno natural observado no ponto 3° 7'41.96"S 59°53'52.16"W. Se necessário recorra a pesquisa no Google.

11. Tente achar e interpretar imagens de: plantações de eucaliptu no extremo sul da Bahia; cultivos mecanizados no centro oeste;

12. Entre na comunidade do Google Earth no orkut e procure coordenadas de pontos de queimadas e desmatamento.

13. Ao fim dessa atividade, espero que cada um tenha aprendido a manusear o Google Earth, e perceber como é uma ferramenta riquíssima e que aguça a nossa curiosidade. A quem mais interessar participe da comunidade do GE no Orkut, lá você encontra coordenadas de vários lugares interessantes, olha só esse lugar 4 22´21.18"N 18 31´35.04"E com altíssima resolução, dá para aproximar até uma altitude de cerca de 400 m.

24 de ago. de 2009

A Televisão me deixou burro

Musiquinha do Titãs com a letra bem interessante, nos revelando a capacidade que o chamado "quarto poder" tem de nos manipular. Oh Cridêeeeeee...

TELEVISÃO
Composição: Marcelo Fromes / Tony Belotto / Arnaldo Antunes

A Televisão me deixou burro
Muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso
Me parecem iguais

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida

Oh! Cride, fala prá mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda
Então deixa a cortina fechada

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

22 de ago. de 2009

[7° ano] Aula de campo

A aula de campo é importante, pois nos proporciona a concretização da teoria, através dela conseguimos transpor os conhecimentos teóricos da aula para a realidade. Podemos ainda observar e comparar dados teóricos com a realidade do local que pode já ter sofrido modificações recentes.
A prática, sem dúvida é, o melhor dos caminhos para comprovar a teoria. Esta prática é positiva, pois nos dá subsídios para por em discussão e comprovação a teoria da aula em classe. É óbvio que a negatividade do processo, se é que podemos chamar assim, é descobrir que o meio ambiente em que vivemos e o qual necessitamos para a manutenção da vida, está degradado, poluído e esquecido.

Aspectos a serem observados:
Assoreamento dos rios;
Mata ciliar;
Contaminação por resíduos sólidos;
Uso inadequado do solo;
Desmatamento;
Erosão.

Clique sobre a foto para amplia-la:

21 de ago. de 2009

ECO casa

Quantas medidas podemos tomar para reduzir as agressões ao meio ambiente?
Por onde começar? Será que adianta nós, individualmente, fazer alguma coisa?

É difícil ter certeza, mas o ideal é que cada um faça a sua parte para a melhoria do mundo e para termos uma boa qualidade de vida, podendo contar sempre com os recursos naturais.

Nesse jogo, existem 22 dicas de como começar a ajudar o meio ambiente dentro de casa.

Ache todas essas dicas e sintetize-as e exponha a sua produção.

10 de ago. de 2009

[9° ano A] Savcultura

Segue o texto da feira cultural para análise e possíveis sugestões de alterações.

Prof. Raffael